1074
Desde novembro de 2020, a ponte dos Machados está interditada para reformas e a obra tem sido alvo de constante fiscalização parlamentar. No dia 29 de maio, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou o Requerimento nº 413/2023, questionando a Prefeitura sobre o andamento dos serviços.
Como resposta, o Executivo informou que, após problemas com ambas as empresas – primeira e segunda colocadas na licitação –, foi convocada a terceira construtora classificada, a qual formalizou o contrato e está executando o serviço.
De acordo com o documento, a empresa tem desempenhado os trabalhos “a contento, disponibilizando materiais e mão de obra com agilidade, evitando assim intercorrências que reduzam ou paralisem a execução dos serviços”. Além disso, a Prefeitura informou que a previsão para a conclusão das obras é a segunda quinzena de agosto, conforme prazo estabelecido em contrato.
Sobre os motivos do atraso
Em relação aos problemas que resultaram no atraso das obras, o Executivo explicou que, na segunda quinzena de agosto de 2021, durante a execução da etapa inicial, foi identificada a necessidade de realizar o desvio dos dutos da Cutrale, pois, pela proximidade com a rede, poderia ocorrer o rompimento daquela tubulação, “tornando temerária a execução das estacas com possíveis prejuízos ao meio ambiente e à indústria”. Por isso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços realizou reunião presencial com a fábrica, a fim de averiguar a destinação da tubulação existente, bem como apresentar o projeto de execução da nova ponte.
Como resultado dos estudos, foi realizada a paralização da obra para a execução do desvio da tubulação, com prazo estimado de 90 dias, quando o Município efetuou a suspensão do contrato por 120 dias. Porém, a Cutrale antecipou a conclusão dos serviços, conforme protocolo de 20 de outubro de 2021.
Restava ainda a execução dos serviços da CPFL Paulista, realocação dos postes e rede de energia, os quais foram solicitados em agosto de 2021 e concluídos em outubro do mesmo ano. A Prefeitura informou também que, com a retomada das obras, foi providenciada a “Ocupação Temporária” em virtude de as tratativas com o particular “terem se mostrado lentas e ineficientes”. Somente após a aplicação do poder de império foi possível a efetiva demolição da ponte.
Ainda segundo o documento, tal retomada se deu no período de chuvas, o que prejudicou o andamento das obras. Por diversas vezes, os serviços foram interrompidos por conta do volume da água, que chegou ao nível da pista. Ocorreu ainda um caso em que o operador da máquina que trabalhava no leito do rio precisou abandonar o equipamento por conta de uma cheia repentina ocasionada por chuvas na região.
“É fundamental que a Ponte dos Machados seja entregue no prazo estabelecido, sem nenhum novo atraso. Essa obra é de extrema importância para os moradores da região e para os motoristas que transitam diariamente pelo local. Contamos plenamente com o comprometimento da Prefeitura para garantir mais segurança e mobilidade à nossa comunidade”, conclui Angeli.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oito projetos foram aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal. O Plenário aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorreta...
O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...
A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...
Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...
Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...
Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.