956
“Quando um sobe, ajuda o outro”, afirmou Valquíria Pereira Tenório, que recebeu o prêmio Zumbi dos Palmares 2021, em evento realizado na Câmara Municipal de Araraquara, na quarta-feira (17). A importância da representatividade de pessoas negras em espaços de poder e tomada de decisões marcou os discursos de todos os homenageados da noite: a já citada professora Valquíria Pereira Tenório, o empresário Claudio Claudino, vencedor do prêmio Zumbi dos Palmares 2020, e a advogada Sandra Mara, que recebeu o prêmio “Doutor Laphayetti Alves”.
Ao encontro desse ideal, a vice-presidenta da Legislativo araraquarense e primeira vereadora negra da história da Câmara, Thainara Faria (PT), foi indicada pelo presidente da Casa de Leis, Aluisio Boi (MDB), para conduzir a solenidade. “Vocês são fundamentais na minha vida, pois fortalecem a nossa luta em busca de nossos objetivos. Já vivemos muito tempo à margem da sociedade, agora estamos prontos para reaver e conquistar tudo aquilo que nos foi tomado”, afirmou Thainara, reconhecendo a relevância social dos homenageados.
“Receber a notícia de ter sido escolhida para o Prêmio Zumbi deste ano rendeu lágrimas de alegria genuína, eu me senti muito honrada por ter sido lembrada. Carregamos em nossa história um prêmio que inspira a luta, a resistência, a força e a humanidade do guerreiro Zumbi dos Palmares”, frisou a professora Valquíria, autora da tese de doutorado “Baile do Carmo: Festa, Movimento Negro e Política das Identidades Negras em Araraquara-SP”.
O empresário Claudio Claudino foi o indicado para receber o prêmio em 2020, mas, por causa das restrições impostas pela pandemia, recebeu a homenagem juntamente com a vencedora de 2021. “É um sonho muito grande o que está acontecendo comigo hoje. Eu me sinto privilegiado de ter sido escolhido em meio a tanta gente boa que lutou e continua lutando pela nossa causa”, destacou o homenageado.
O presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), Fábio Mahal, justificou a escolha dos homenageados: “Em um ano de pandemia e crise, como 2020, faz muito sentido homenagearmos um empresário bem conhecido, envolvido com o movimento negro, que representa o que os negros tanto precisam: emprego. Assim como em 2021, destacarmos uma professora doutora negra, quando o ensino precisa de ainda mais atenção, é muito significativo. O Prêmio Zumbi tem esse objetivo: dar visibilidade a pessoas negras de destaque, porque a história não fez isso”.
Contando como “driblou as estatísticas”, sendo uma mulher negra que, após engravidar aos 17 anos, conseguiu se formar em Direito e se tornar advogada, a vencedora do prêmio “Doutor Laphayetti Alves”, Sandra Mara, afirmou que a maioria da população é negra, mas os negros representam a maioria apenas nos setores marginalizados. “Então, receber essa homenagem é a certeza de que tudo deu certo e valeu a pena. É um marco para toda uma geração, que eu sirva de referência, assim como tantos serviram de referência para mim.”
Este prêmio foi criado pela Comissão da Igualdade, hoje Comissão de Combate à Descriminação Racial, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em referência à valorização e reconhecimento do trabalho de advogados negros que atuam na cidade. “Pela sua força, história de luta e superação para exercer a profissão, nós escolhemos a doutora Sandra para receber esse prêmio tão representativo”, concluiu o presidente da OAB de Araraquara, Tiago Romano.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi (MDB), destacou que a solenidade é um momento muito importante para o Legislativo, que, “após um longo período com restrições, pode acolher a população para discutir um tema tão relevante como o combate ao racismo”.
Também participaram do evento os vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Filipa Brunelli (PT), João Clemente (PSDB) e Paulo Landim (PT); o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas), a secretária de Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), José Janone Júnior; o professor Edmundo Oliveira, representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Uniara; o coordenador do curso de Direito da Uniara, professor Fernando Passos; além de outras pessoas já homenageadas anteriormente com o mesmo Prêmio Zumbi, como a professora Maria Nazaré Salvador – 1º prêmio em 2005, Alessandra de Cássia Laurindo – 7º prêmio em 2011 e Maria Aparecida Alves, 15º prêmio em 2019.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.