Notícias



Problemas na execução do Programa de Amparo à Cultura são detalhados em documento

Informações foram enviadas pela Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart) em resposta a requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT)

472


Informações sobre o Programa de Amparo à Cultura (PAC) em Araraquara e problemas em sua execução foram detalhados pela Prefeitura em resposta a um requerimento de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT).

O PAC foi reformulado pela Lei Municipal nº 9.926, de 19 de março de 2020, com o objetivo de fomentar e incentivar projetos culturais, e é operacionalizado pela Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart).

Fabi questionou qual o valor arrecadado pela destinação de impostos ao Programa de Amparo à Cultura em 2023. Além disso, citando resposta a um requerimento anterior, de 2022 (que informava o lançamento de um edital de fomento até janeiro do ano passado), a vereadora perguntou os motivos de nenhum edital ter sido publicado ainda. A parlamentar também quis saber um novo prazo para esse edital e quais as diretrizes que estão sendo refletidas para a sua destinação.

O diretor executivo da Fundart, Weber Fonseca, informou que o valor acumulado na conta do PAC para o exercício de 2024 está em R$ 76 mil. “Esse valor não torna possível aplicar os recursos conforme prevê a lei, considerando a natureza de projetos de longo prazo”, destacou.

Fonseca disse que já sinalizou que “a construção de um edital é inviável com as exigências definidas pela lei”. “Propus uma alteração legislativa a fim de contemplar o perfil das empresas produtoras de Araraquara, uma vez que, em quase sua totalidade, são CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] cadastrados como MEI [Microempreendedor Individual]. Faz-se necessário, inclusive, regulamentar quais CNAEs [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] estariam previstos para uso deste recurso, tendo como base a legalidade do uso de MEI em produções artistas e culturais”, explicou.

O diretor relatou que a Fundart é “subjugada ao Conselho [Municipal] de Cultura, mesmo tendo em sua fiscalização um conselho curador e um conselho fiscal”. Fonseca afirma que apresentou ao conselho, no primeiro semestre de 2023, uma proposta de alteração na lei.

“No entanto, o Conselho de Cultura não pautou como urgente e o assunto não avançou. E, sem a anuência do Conselho de Cultura, o diretor executivo da Fundart não pode executar qualquer alteração”, concluiu o diretor.


Publicado em: 07 de março de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!