Notícias



Problemas na execução do Programa de Amparo à Cultura são detalhados em documento

Informações foram enviadas pela Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart) em resposta a requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT)

1241


Informações sobre o Programa de Amparo à Cultura (PAC) em Araraquara e problemas em sua execução foram detalhados pela Prefeitura em resposta a um requerimento de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT).

O PAC foi reformulado pela Lei Municipal nº 9.926, de 19 de março de 2020, com o objetivo de fomentar e incentivar projetos culturais, e é operacionalizado pela Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart).

Fabi questionou qual o valor arrecadado pela destinação de impostos ao Programa de Amparo à Cultura em 2023. Além disso, citando resposta a um requerimento anterior, de 2022 (que informava o lançamento de um edital de fomento até janeiro do ano passado), a vereadora perguntou os motivos de nenhum edital ter sido publicado ainda. A parlamentar também quis saber um novo prazo para esse edital e quais as diretrizes que estão sendo refletidas para a sua destinação.

O diretor executivo da Fundart, Weber Fonseca, informou que o valor acumulado na conta do PAC para o exercício de 2024 está em R$ 76 mil. “Esse valor não torna possível aplicar os recursos conforme prevê a lei, considerando a natureza de projetos de longo prazo”, destacou.

Fonseca disse que já sinalizou que “a construção de um edital é inviável com as exigências definidas pela lei”. “Propus uma alteração legislativa a fim de contemplar o perfil das empresas produtoras de Araraquara, uma vez que, em quase sua totalidade, são CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] cadastrados como MEI [Microempreendedor Individual]. Faz-se necessário, inclusive, regulamentar quais CNAEs [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] estariam previstos para uso deste recurso, tendo como base a legalidade do uso de MEI em produções artistas e culturais”, explicou.

O diretor relatou que a Fundart é “subjugada ao Conselho [Municipal] de Cultura, mesmo tendo em sua fiscalização um conselho curador e um conselho fiscal”. Fonseca afirma que apresentou ao conselho, no primeiro semestre de 2023, uma proposta de alteração na lei.

“No entanto, o Conselho de Cultura não pautou como urgente e o assunto não avançou. E, sem a anuência do Conselho de Cultura, o diretor executivo da Fundart não pode executar qualquer alteração”, concluiu o diretor.


Publicado em: 07 de março de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede reinstalação de ponto de ônibus em frente à escola do Jardim das Roseiras

10 de setembro de 2025

A reivindicação de usuários do transporte público, principalmente estudantes e pais de alunos, pedindo o retorno do ponto de ônibus em frente à Escola Estadual (EE) “Professora Letícia de Godoy Bue...



Emef Henrique Scabello precisa de melhorias para facilitar acesso de usuários

10 de setembro de 2025

Na semana passada, o vereador Marcelinho (Progressistas) protocolou as indicações 4072/2025 e 4075/2025, solicitando à Prefeitura melhorias na Emef Henrique Scabello, no Jardim das Hortências....



Cinco obras em viadutos estão previstas para 2026, afirma Secretaria em Audiência Pública do PPA

09 de setembro de 2025

              A Secretaria de Obras e Serviços Públicos prevê reformar cinco viadutos do município em 2026. A informação foi divulgada durante Audiência Pública do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029...



Câmara aprova política municipal e prioridade de atendimento para pessoas com diabetes tipo 1

09 de setembro de 2025

  Os vereadores aprovaram nove Projetos de Lei na tarde desta terça-feira (9) no Plenário da Câmara Municipal. A Ordem do Dia contava inicialmente com dez projetos, mas a iniciativa do vereador Gu...



Documento questiona denúncia de corte do transporte de pacientes do SUS

09 de setembro de 2025

Após tomar conhecimento de comunicação oficial recebida pela população e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Araraquara, informando mudanças significativas no cronograma e na forma de atend...



Reforma do CER ‘Maria Pradelli Malara’ deve terminar em novembro, afirma Prefeitura

09 de setembro de 2025

A reforma do Centro de Educação e Recreação (CER) “Maria Pradelli Malara” está prevista para ser concluída em 26 de novembro deste ano, afirmam as Secretarias de Obras e de Educação. A informação f...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!