Notícias



Projeto de lei busca fomentar tecnologia e inovação em Araraquara

Proposta de criação do Sistema de Inovação do Município de Araraquara foi debatida em audiência pública da Câmara, requerida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), na quarta-feira (10)

402


Incentivar o desenvolvimento tecnológico e a inovação, criando ambientes propícios à pesquisa científica, à capacitação tecnológica e ao alcance da autonomia do sistema produtivo. Esse é o objetivo do Projeto de Lei nº 103, de autoria da Prefeitura, que institui o Sistema de Inovação do Município de Araraquara.

Uma Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal na quarta-feira (10), em resposta a requerimento do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), recebeu representantes da Prefeitura e especialistas no tema para apresentação de detalhes do projeto de lei e resolução de dúvidas.

O sistema inclui os objetivos e diretrizes da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Araraquara; a criação de fundo municipal para fomentar a inovação tecnológica no município; e a previsão de que o Município incentivará a participação de empresas no processo de inovação tecnológica.

O projeto estipula que o conselho municipal relacionado ao tema será formado por representantes da Prefeitura, de instituições de ensino superior, de escolas de ensino técnico, de associações de empresas de serviços de tecnologia da informação, do Sistema S, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Esse projeto visa a criar um ambiente favorável para Araraquara se caracterizar como um polo de excelência na produção de tecnologia e informação. Essa condição habilitaria o Município a captar, além de conhecimento, investimentos de setores do governo, instituições e empresas de desenvolvimento tecnológico”, disse o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas).

Damiano ainda lembrou que, em parceria com a Unesp, o Município já possui a Incubadora de Empresas, que abriga atualmente 18 empresas (13 residentes e cinco itinerantes). Outro programa de incentivo selecionou dez startups com projetos inovadores em edital de chamamento público.

 

Conhecimento

Sérgio Fonseca, professor do Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara, qualificou o projeto de lei como um “olhar visionário”. Fonseca ainda destacou de que forma, na prática, a propositura permite que o município se desenvolva na área da inovação.

“O projeto cria base normativa que o município não tem ainda, a não ser uma preliminar, o Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador. Ele cria as condições favoráveis para o estreitamento de relações entre o poder público municipal e instituições de ensino, que são as instituições que, por natureza, criam e desenvolvem projetos de pesquisa científica e tecnológica. São as bases de conhecimento para a criação de novas tecnologias e geração de inovações”, explicou o professor.

Segundo Fonseca, outro exemplo da importância da aprovação do projeto de lei é que Araraquara poderia se candidatar a captar recursos do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento, para projetos destinados à criação de parques tecnológicos.

O vereador que solicitou a audiência também elogiou a proposta do Executivo, que ainda será discutida e votada na Câmara. “A Audiência Pública foi chamada para que as pessoas que nos assistiram entendam um pouco mais sobre a importância desse projeto, que visa a implantar um sistema de inovações com o intuito de transformar Araraquara em um polo tecnológico. Um projeto de grande importância, que cria um fundo para receber recursos e fazer os projetos saírem do papel, assim como a criação de um conselho municipal”, destacou Sponton.

Ainda estiveram na Audiência Pública o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Landim (PT); o coordenador municipal de Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo, Alexandre Kopanakis; o gerente municipal de Assuntos Legislativos, Daniel Mattosinho; e o gestor da Incubadora de Empresas de Araraquara, Ricardo Bonotto.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara de Araraquara e continua disponível para visualização pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 11 de maio de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!