Notícias



Projeto prevê criação de moeda social e banco comunitário em Araraquara

Vereadora Fabi Virgílio (PT) propôs o debate sobre incentivo à economia solidária no município

273


Na manhã desta segunda-feira (5), Dia do Meio Ambiente, a Câmara promoveu uma Mesa Redonda online com o tema “Moeda Verde, por que incentivar?”. O encontro, conduzido pela vereadora Fabi Virgílio (PT), contou com a presença da coordenadora municipal de Segurança Alimentar, Silvani Silva, e da gerente municipal de Economia Criativa e Solidária, Flávia Andrade. O debate foi transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da NET/Claro.

Logo no início do bate-papo, Fabi instigou as entrevistadas sobre a importância do tema, lançando a pergunta “o que a moeda verde tem a ver com segurança alimentar?”, uma vez que, segundo a parlamentar, o Brasil entra novamente no mapa da fome, englobando mais de 30 milhões de brasileiros vivendo nessa situação. Ao mesmo tempo, ela ressaltou que o país ocupa a 10ª colocação em desperdício de alimentos.

 

Desperdício

“Acredito que esses dados têm uma conexão direta porque não há como falar de miséria e do que a gente produz sem perguntar para onde estão indo esses alimentos, que poderiam ser utilizados”, argumentou a vereadora.

Para Silvani, antes da implantação de qualquer política pública de segurança alimentar, deve-se pensar sobre o desperdício. “A gente precisa rever os nossos padrões, estimulando o consumo consciente nas nossas casas. O desperdício de alimentos é o resultado de uma lógica capitalista que começa com a compra de sementes e atinge toda a cadeia de produção, que é complexa. Cabe ao poder público e à sociedade revisar a lógica da barriga vazia e da lixeira cheia. Penso que a moeda verde é um meio para mitigar o problema do desperdício.”

 

Banco de alimentos

A coordenadora pontuou ainda a atuação do Banco Municipal de Alimentos, que bateu a marca de uma tonelada de orgânicos processados que seriam desperdiçados, poluindo os aterros e gerando custos. “Esses alimentos foram doados por parceiros para a produção de compotas, molhos, doces e não contabiliza a quantidade de alimentos que foi doada para alimentar a população em situação de vulnerabilidade social em Araraquara.”

 

Economia solidária

Nesse contexto, de acordo com Flávia, Araraquara já contempla um plano municipal para a criação da moeda social e mais recentemente traçou diretrizes para um banco comunitário. “Existem mais de 100 moedas sociais no Brasil e o primeiro banco comunitário, o Palmas, que é de Fortaleza, foi criado em 1989. Em Araraquara, estamos dando os primeiros passos com uma iniciativa de desenvolvimento local para a criação da moeda social e verde.”

“O intuito da criação da moeda social é reduzir, reciclar e reutilizar, palavras que estão interligadas à economia criativa. Em Araraquara, há iniciativas importantes, como as feiras para escoamento de produtos de artesãos, assim como a implementação de diversas cooperativas, que visam à requalificação dos profissionais envolvidos”, destacou Fabi.

 

Desenvolvimento econômico

De acordo com Flávia, a moeda verde cumpre como função social trabalhar o desenvolvimento econômico local – cidade, distrito ou bairro -, englobando o comerciante, a população e o apoio do poder público. “O problema do descarte é real, embora exista no município sete cooperativas na incubadora pública de economia criativa e solidária, três delas trabalham com o recolhimento de resíduos sólidos, entre elas, a Acácia.”

Como resumo, as participantes apostam na confiança entre os três atores - comerciante, população e poder público – como fundamental para o fortalecimento da economia circular sem desperdício e com atenção à alimentação para todos, para a conclusão de um ciclo próspero.

Além disso, Flávia acredita na educação infantil como base para que o projeto de economia solidária ganhe forma e força em Araraquara. “Torço para que as próximas gerações tenham clareza sobre esses processos, fomentando a colaboração, preservando o meio ambiente e combatendo a fome.”


Publicado em: 05 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 18/10

18 de outubro de 2024

Feiras Nesta sexta-feira (18) tem a Feira da Lua na praça em frente ao Instituto de Química/IQ Unesp, no Complexo Viário Dr. Geraldo Amaral, a partir das 19 horas, com música, artesanato e gastron...



Agenda Esportiva – 18/10

18 de outubro de 2024

Basquete feminino Nesta sexta-feira (18), às 19 horas, pelo Campeonato Paulista, o Sesi recebe o Ituano, em seu ginásio, com transmissão ao vivo pelo YouTube da FPB.   Futsal masculino Pela Lig...



Quatro secretarias apresentam projeções de receitas e despesas para 2025

18 de outubro de 2024

    A terceira Audiência Pública para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 (Projeto de Lei nº 322/2024) foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (18), co...



Mesa de conversa debate saúde feminina e estresse em segundo dia de evento na Câmara

18 de outubro de 2024

  “Saúde da Mulher e Estresse” foi o tema da segunda noite do evento “(Re)Conecte-se: Transformando Vidas e Trabalho!”, realizado no Plenário da Câmara, na noite de quinta-feira (17) como parte da...



Prêmio Periferia Viva

18 de outubro de 2024

O Projeto de Educação Ambiental “Ação de Sensibilização e Conscientização de Enfrentamento ao Descarte Irregular de Resíduos no Entorno do Centro de Educação e Recreação (CER) ‘Professor José Ênio...



Valores venais para isenção de IPTU a pacientes com câncer são atualizados

18 de outubro de 2024

Aprovado pelos vereadores durante a 176ª Sessão Ordinária, em segundo turno de discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 10/2024 atualizou os valores venais usados como referência...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!