Publicado por: Foto: Freepik
487
A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica. A iniciativa visa a modernizar a legislação local, reduzir entraves burocráticos e incentivar o empreendedorismo na cidade, alinhando-se à Lei Federal nº 13.874/2019 e a normas estaduais voltadas à simplificação administrativa.
A proposta garante, dentre outros pontos, que atividades de baixo risco possam ser exercidas sem a necessidade de alvarás ou licenças prévias. Dessa forma, pequenos negócios poderão iniciar suas atividades de forma imediata, desde que cumpram normas de segurança, ambientais e trabalhistas. Também será possível funcionar em qualquer horário e dia da semana, inclusive feriados, sem cobrança de taxas adicionais.
Outro avanço importante está na exigência documental: o poder público deverá apresentar de forma clara e única todas as exigências para liberação da atividade. A prática de solicitar documentos em etapas fragmentadas ou de forma repetitiva será proibida. O projeto ainda prevê aprovação tácita de pedidos não analisados dentro do prazo e instrumentos de contestação para exigências consideradas abusivas.
Para Prado, o projeto representa “uma resposta concreta a quem quer trabalhar, produzir e gerar renda”. Segundo ele, “Araraquara precisa deixar de atrapalhar quem empreende. Essa proposta garante agilidade e segurança jurídica para quem quer investir na cidade, principalmente os pequenos empresários”. “A cidade precisar destravar”, acrescenta.
Já Balda destaca que o projeto se apoia em legislações modernas e tem como foco a eficiência administrativa. “É uma mudança de cultura na relação entre o poder público e o empreendedor. A lógica deixa de ser a da desconfiança e passa a ser a da confiança mútua. Estamos colocando o cidadão como protagonista e o Estado como facilitador”, afirma.
A proposta também estabelece a classificação de risco das atividades econômicas em três níveis (baixo, moderado e alto), com regras claras para cada nível, e cria o Comitê Municipal de Liberdade Econômica, com a participação da sociedade civil, do setor produtivo e da administração pública, para uniformizar entendimentos e propor melhorias.
Se aprovada, a nova lei entrará em vigor 45 dias após sua publicação. “Os próximos passos incluem reuniões com Acia [Associação Comercial e Industrial de Araraquara], Sincomércio [Sindicato do Comércio Varejista] e Ciesp [Centro das Indústrias do Estado de São Paulo] para eventuais ajustes na proposição”, finaliza Prado.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Documentário Nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano" (Xuxa), no Centro, será realizada a exibição do documentário...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (30), no Estádio “Dr. Adail Nunes da Silva”, em Taquaritinga, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta o União Suzano às 9 horas. No mesmo local, às 11...
Doze agentes multiplicadores do município, ligados à Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, nesta semana, de um treinamento nas plataformas Muralha Operacional, Monitoramento e “App Connect”,...
A partir de segunda-feira (1º), serão realizadas na Câmara as Audiências Públicas para discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, iniciativa que norteará os programas, ações, obras e investimen...
Após receber denúncias de que escolas da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm enfrentando falta de professores, o que tem ocasionado aulas sem ministrantes e períodos de “ja...
Com 50 contratos de aluguel de imóveis ativos, o Município gasta mensalmente R$ 269.568,18 em locação de prédios para o funcionamento de secretarias, serviços públicos e programas municipais. A inf...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.