Notícias



Projeto sugere 'bueiro ecológico' para futuros empreendimentos imobiliários

Propositura é do vereador Emanoel Sponton (Progressistas)

53


Com um olhar para o futuro, o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) apresentou aos seus pares, na Câmara Municipal de Araraquara, o Projeto de Lei Complementar nº 28/2021, sobre a obrigatoriedade de implantação do dispositivo “bueiro ecológico” em novos loteamentos e condomínios no município de Araraquara.

Em seu artigo 1º, o projeto determina que ficam obrigados a implantarem o dispositivo, em conformidade com os requisitos técnicos de dimensionamento visando ao escoamento, todos os novos loteamentos e condomínios, ainda não implementados no município de Araraquara.

O documento aponta que o “bueiro ecológico” é composto por uma grade coletora instalada no interior dos bueiros, que somente permite a passagem de água, retendo os resíduos sólidos e impedindo que os detritos cheguem aos rios ou fiquem acumulados, provocando entupimentos. O objetivo é prevenir os impactos causados pela chuva.

Sponton argumenta que “o Brasil é o quarto pais do mundo que mais gera lixo plástico, reciclando apenas 1% disso. A situação se agrava ainda mais quando fazemos uma projeção para o futuro, afinal, se nenhuma mudança acontecer nos próximos anos, até 2030 teremos, aproximadamente, uma média 104 milhões de toneladas de plástico poluindo todo o ecossistema”.

O “bueiro ecológico” possui caimento para escoamento da água por gravidade e conta com uma gaiola de retenção, que torna o ambiente mais limpo e seguro. Devido ao seu formato, ele reduz a ocorrência de inundação causada pelo entupimento das galerias pluviais, minimizando, consideravelmente, a poluição do ecossistema.

O parlamentar justifica que o sistema pode ser desenvolvido sob medida para cada área específica, ou seja, com o tamanho adequado para o local, e que algumas cidades do Brasil já estão implantando esse projeto, como é o caso de São Paulo, Arujá e Santos, em São Paulo e Blumenau, em Santa Catarina, por exemplo.

“Está na hora de promovermos soluções que auxiliem efetivamente a mudança ambiental, que influenciem e impactem positiva e diretamente toda sociedade. Chegou a hora de nos conectarmos com um novo tempo e esse novo tempo tem nome, sustentabilidade”, finalizou Sponton.


Publicado em: 17 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!