2025
No fim de março, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou um requerimento à Prefeitura requisitando informações sobre o Programa Municipal de Transporte Escolar de Araraquara.
“Há relatos de estudantes chegando atrasados na escola, passando mais de 1h30 no veículo no retorno para casa e que estão perdendo o café da manhã oferecido pela escola devido a atrasos na chegada do ônibus escolar. Temos recebido também relatos sobre as péssimas condições na prestação do serviço, incluindo falta de zeladoria e manutenção dos veículos”, pontuou o parlamentar.
No documento, Angeli afirma que os responsáveis pelos estudantes entraram em contato com o gerente de Transporte Escolar, Suprimentos e Infraestrutura do Núcleo de Gestão de Suprimentos, Almoxarifado e Transporte (NGSAT), e foram informados sobre a necessidade de incluir outro ônibus na linha, mas que até o momento as melhorias solicitadas não foram atendidas.
O vereador questionou a Prefeitura sobre o protocolo estabelecido para a manutenção e zeladoria dos veículos utilizados no Programa Municipal de Transporte Escolar em Araraquara e como está sendo monitorada a pontualidade dos veículos em relação aos horários de chegada e saída nas escolas, especialmente considerando os relatos de atrasos significativos e impactos na rotina dos estudantes.
“Quais medidas concretas foram tomadas desde os relatos iniciais das péssimas condições do serviço até o momento presente, há um plano específico para lidar com situações mencionadas e qual é a atual disponibilidade de recursos, incluindo veículos e equipe, para garantir um serviço adequado de transporte escolar em Araraquara?”, perguntou o parlamentar.
Angeli indagou ainda sobre como estão sendo alocados e gerenciados os recursos para otimizar o serviço e pediu a relação dos ônibus que fazem as linhas escolares, contendo placa, ano de fabricação, quantidade de alunos transportados e o itinerário do veículo que atende a Emef Rafael de Medina passando pelo Condomínio Alto da Boa Vista, além cópias dos contratos, demonstrando todas as alterações realizadas, como renovações, uma vez que a prestação de serviço por essa empresa já acontece há anos.
“Diante dos relatos recebidos e do conhecimento do gerente do NGSAT sobre o assunto, quais ações foram tomadas e por que não foram implementadas?”, questiona o vereador.
Angeli destaca ainda que “garantir a qualidade e a eficiência do transporte escolar em nossa cidade impacta diretamente na rotina e no bem-estar dos estudantes. Os relatos de atrasos e más condições dos veículos são preocupantes e merecem atenção. É preciso transparência e compromisso com a educação como princípios fundamentais para o desenvolvimento de Araraquara”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos. A homenagem foi propo...
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...
No final de novembro, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um Requerimento à Prefeitura, pedindo informações sobre construção e manutenção de rampas de acessibilidade nas calçadas da...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.