241
Avaliando como “deplorável, desumana e de exploração dos trabalhadores”, a vereadora Filipa Brunelli (PT) fez a Indicação nº 571/2022, nesta quinta-feira (27), solicitando a readequação da coleta de resíduos sólidos domiciliares no município.
“O Ministério Público do Trabalho (MPT) exigiu que a Prefeitura removesse o ‘estribo’, onde os garis subiam na traseira do caminhão. No meu ponto de vista, foi uma decisão plausível, pois a situação dos garis era deplorável. Porém, a atual realidade piorou ainda mais a situação desses profissionais”, alerta a parlamentar.
Filipa entende que “o Poder Judiciário obrigou o Poder Executivo a tomar providências e mudanças a curto prazo, porém devemos pensar em melhorias para esses profissionais e não sobrecarregá-los. O que pudemos observar no primeiro dia, já no novo modelo, foi uma situação no mínimo deplorável, desumana e de exploração dos trabalhadores. Eles precisam correr atrás dos caminhões recolhendo o lixo por mais de 60 quilômetros diariamente”.
Para a vereadora, o modelo atual representa não somente um grande equívoco de condução, mas também de déficit de recursos humanos, defasagem no serviço prestado e qualidade de vida aos trabalhadores.
No documento, a parlamentar apresentou o modelo colocado em prática no município de Praia Grande-SP. “A cidade adequou seus caminhões com uma galeria de ferro com assentos para os garis, quatro garis por caminhão e a cada três quarteirões são revezados os coletores que farão o percurso a pé para a coleta, garantindo uma redução do esforço físico deles.”
“Sabemos que o melhor modelo de coleta não é o realizado em países subdesenvolvidos e, sim, a automatização da coleta, sabemos ainda que é impossível a mudança do sistema do dia para noite, não somente pela situação orçamentária dos municípios, em específico nossa cidade, mas também pela própria cultura em exercício pela sociedade no que tange à coleta e ao tratamento de resíduos sólidos domiciliares”, afirma Filipa.
A vereadora finaliza destacando que “não podemos punir os trabalhadores por uma decisão judicial e uma má decisão no plano executado”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com uma pauta de seis projetos, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara estiveram reunidos no Plenário do Legislativo na tarde desta terça-feira (29). O vídeo completo pode ser assistido...
Araraquara somava, até sexta (25), 1.789 confirmados de dengue em 2024, 9 de Chikungunya e 1 de zika. Não houve registro de óbito.
Na quarta-feira (30), às 19 horas, acontece a cerimônia de abertura do Futebol Feminino. O evento será realizado no Campo do Acco, localizado na Rua Rui Barbosa, na Vila Xavier. Às 19h15, será o co...
O período de inscrição para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começa na próxima quinta-feira (31). A prova será realizada no dia 15 de dezembro. O período para solicitar a reduç...
A estreia do espetáculo teatral “Passarinhos”, realizado pelos jovens alunos da Escola do Campo "Professor Hermínio Pagotto", localizada no Assentamento Bela Vista, será na quarta-feira (30), às 14...
O nadador da equipe da Fundesport Eduardo Camargo, de 10 anos de idade, conquistou quatro medalhas para Araraquara no final da semana passada, em Vitória (ES), durante o Campeonato Sudeste de Nataç...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.