Notícias



Reforma da UPA Central deve ser concluída em agosto, afirma Prefeitura

Previsão inicial era setembro de 2024; informação foi divulgada a partir de Requerimento da vereadora Maria Paula (PT)

Publicado por: Foto: Fungota

373


A Prefeitura afirma que a previsão atual para a conclusão da obra de reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central “Amélia Bernardini Cutrale” está estimada para a primeira quinzena de agosto. A informação foi obtida por meio de resposta ao Requerimento nº 1046/2025, de autoria da vereadora Maria Paula (PT).

 

A previsão inicial para conclusão da execução era 21 de setembro de 2024. No entanto, após três prorrogações, o prazo passou a ser 19 de julho de 2025, enquanto a vigência do contrato firmado com a empresa responsável foi estendida até 12 de novembro de 2025.

 

Segundo a Prefeitura, no início deste ano, foram constatadas inconsistências no projeto básico e nas planilhas orçamentárias, além de inconformidades técnicas em serviços já executados. “Tais fatores, aliados à constatação de que o prazo inicialmente fixado em contrato era inexequível diante das condições encontradas, ensejaram a adoção das medidas administrativas pertinentes, inclusive a formalização de aditamentos de prazo”, justifica o Executivo.

 

Vencedora do processo de licitação nº 5920/2024, a empresa Ramon Aguilera Participações e Empreendimentos LTDA recebeu duas notificações formais por atraso no cronograma, em setembro de 2025 e em abril de 2025. Ambas solicitavam que o andamento da obra fosse regularizado ou que fosse apresentada defesa por escrito.

 

“Notificar as empresas para que cumpram devidamente suas obrigações contratuais deveria ser hábito constante do Poder Executivo, porém não é como ocorre na prática, acabamos sempre sacrificando a população em detrimento de interesses privados”, comentou Maria Paula.

 

A empresa foi contratada pelo total de R$ 2.470.793,92. Após 12 medições do avanço da obra, a Ramon Aguilera já havia recebido, até julho deste ano, o valor de R$ 1.689.144,99.

 

Para a vereadora, “é urgente um plano de fiscalização das obras públicas municipais e este atraso nas entregas de uma unidade central para a saúde da cidade reforça essa necessidade”.


Publicado em: 18 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Veto ao Teste do Pezinho ampliado é mantido e aberturas de créditos são aprovadas na Câmara

16 de setembro de 2025

Na 33ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (16), um veto e 10 projetos foram discutidos e aprovados pela Câmara de Araraquara.   Com um voto favorável, oito contrários e sete abst...



Melhorias na qualidade de vida da população idosa são debatidas em Audiência Pública na Câmara

16 de setembro de 2025

A criação de políticas públicas para promoção de melhorias na qualidade de vida da população idosa foi o tema da Audiência Pública que aconteceu no Plenário da Câmara na tarde de segunda-feira (15)...



Vereadores apresentam dez emendas ao Plano Plurianual (PPA)

16 de setembro de 2025

Os vereadores apresentaram dez emendas ao Plano Plurianual (PPA) do Município de Araraquara para o período de 2026 a 2029. O prazo para que os legisladores sugerissem modificações terminou na últim...



PAT (16/09/25)

16 de setembro de 2025

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 16 vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar administrativo PCD (1), faxineira para padaria (1), inspetor de qualidade para equ...



FliSolzinha (16/09)

16 de setembro de 2025

As atividades da FliSolzinha dessa semana acontecem na Biblioteca Municipal e no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da...



Procon-SP e Anatel

16 de setembro de 2025

O Procon-SP, em parceria com a Anatel, iniciou um monitoramento de 90 dias para identificar a origem das ligações abusivas de telemarketing. Ao final do período de 90 dias de monitoramento, o Proco...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!