Notícias



Requerimento questiona Prefeitura sobre uso de transporte por aplicativo

Vereador Rafael de Angeli solicita informações sobre processo licitatório e uso do serviço

1000


A quantas anda o processo para a contratação de empresa de transporte por aplicativo pela Prefeitura de Araraquara em substituição à locação de veículos? Esta foi a pergunta que o vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou ao Executivo no dia 16 de março por meio do Requerimento nº 343/2020.

No ano passado, foi sancionada a Lei Ordinária nº 9702/2019, pelo qual o Poder Executivo foi autorizado a abrir um crédito adicional suplementar até o limite de R$ 943.634,80 para a contratação de empresa especializada em prestação de serviço continuado de intermediação e agenciamento de transporte de passageiros via aplicativo para smartphone.

De acordo com o projeto enviado à Câmara Municipal pelo Executivo, o uso do aplicativo se destina ao transporte de servidores no exercício de suas funções, de colaboradores, de pacientes em tratamentos médicos clínicos e outros passageiros que são transportados diariamente por veículos locados ou por veículos próprios da Prefeitura. Com o uso do aplicativo, a Prefeitura economizaria com a locação de veículos que ficavam ociosos em fins de semana, por exemplo, e com a manutenção de veículos da sua frota, que sofrem deterioração pelo uso, requerendo revisões e trocas de peças.

Após a aprovação do Projeto de Lei, a Prefeitura abriu o Processo Licitatório nº 4368/2019 em setembro e, em outubro, convocou a empresa RC Logística e Transporte LTDA ME para a apresentação do aplicativo, nos termos do edital.

“Desde então, não houve mais notícias”, observa Angeli. O parlamentar acompanha de perto a questão do uso de aplicativos para transporte de passageiros, sendo o autor do Projeto de Lei nº 314/2017, a Lei nº 9.261/2018, que regulamentou e autorizou os aplicativos de transportes privados de passageiros em Araraquara e ficou conhecida na cidade como a “Lei do Uber”.

No documento, o vereador questiona se a RC Logística e Transporte estava habilitada para assinar o contrato, como está o processo, quando o serviço estará disponível para a população e qual é a precisão de economia financeira com o uso do serviço por aplicativos em vez da locação de veículos.

“Faz parte do nosso trabalho verificar os processos licitatórios e também a aplicação do dinheiro público. Como foi o nosso mandato que trouxe a regulamentação desse serviço na cidade, mais do que nunca, nos cabe acompanharmos o andamento desse projeto, que tem tudo para trazer grandes economias e muitos benefícios para Araraquara”, conclui Angeli.


Publicado em: 26 de março de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 19/09

19 de setembro de 2025

Música Carlos Café apresenta clássicos de BB King – em 2025 completam-se dez anos de seu falecimento – em homenagem ao grande Bluesman. No palco, Carlos Café (guitarra e voz) é acompanhado pela ba...



Agenda Esportiva – 19/09

19 de setembro de 2025

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no sábado (20), às 9 horas, no Estádio “Francisco Marques Figueira”, em Suzano, o Sub-15 da Ferroviária enfrenta a equipe da casa. Às 11 horas, no Estádio...



Pessoa com deficiência

19 de setembro de 2025

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência, promove,...



Programa nos Bairros (19/09)

19 de setembro de 2025

Neste sábado (27), a Fatec Araraquara recebe mais uma edição do Programa nos Bairros "Cuidando da Nossa Morada", levando serviços da Prefeitura para facilitar o acesso da população do Jardim Santa...



Cuidados com os animais

19 de setembro de 2025

Em Araraquara, são recolhidos animais (cães e gatos) sem tutor que estejam feridos ou em estado agônico, fêmeas prenhes ou no cio, além de filhotes e idosos debilitados. Nos casos em que o animal p...



Academia ao ar livre e brinquedos do Parque Botânico precisam de manutenção

19 de setembro de 2025

Os aparelhos da academia ao ar livre e os brinquedos do playground do Parque Botânico precisam de reforma. O alerta é do vereador Marcelinho (Progressistas), em Indicação encaminhada à Prefeitura d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!