935
Em tempos que o desemprego no país atinge 11,8% da população, o empreendedorismo tem sido a alternativa que muitos têm buscado para sair da estatística. Atualmente, a taxa de empreendedores chega a 38% no Brasil. Buscando incentivar jovens a abrirem o próprio negócio, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) criou, em 2017, a Semana do Jovem Empreendedor, que por dois anos consecutivos promoveu palestras incentivando e tirando dúvidas sobre o meio.
Em 2019, a Semana conta com uma programação diferente e ainda mais dinâmica. Em parceria com jovens empreendedores de Araraquara e com a gestão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Yolanda Ópice, estão sendo oferecidas oficinas profissionalizantes para a comunidade.
Na abertura do evento, na segunda-feira (7), a microempreendedora e dona da Esmeralda Chocolateria, Daniele Basso, ensinou os participantes a fazerem bombons e trufas gourmet de baixo custo.
Durante a oficina, foi passada para as inscritas o tipo de chocolate ideal para a produção dos produtos, receitas de recheios, como chegar à temperatura ideal de cada ingrediente e como preencher as formas de trufas, além de ideias para decoração e embalagem.
“É uma forma de renda para muitas mulheres, uma maneira de conquistarem sua independência financeira. E trabalhar com chocolate é muito gostoso, eu amo e acho muito legal passar essa paixão para outras pessoas”, salientou Daniele.
A gestora do Cras, Estela Navarro, destacou a importância de levar oficinas como essa à população. “Vendo a atual situação, no Brasil, no número de desemprego, acredito que temos que mostrar outras opções, dar outras oportunidades. Aqui no Yolanda temos um número bem grande de pessoas, e oficinas como essa trazem uma alternativa para o sustento”.
Foi visualizando a situação de desemprego atual, em especial nos casos de jovens inexperientes e adultos acima dos 40 anos, que o parlamentar teve a ideia de criar a lei que instituiu a Semana. “O intuito desse ano foi levar um diferencial para a população do bairro, e por isso buscamos trazer oficinas fáceis de aprender e que as pessoas possam realmente reproduzir o que lhes foi ensinado para que obtenham sua renda própria”.
O que vem por aí
O evento segue nos dias 9 de outubro, com a oficina de Artesanato em Feltro, com Cristina Maria, e 10 de outubro, com a oficina de Youtuber e personalização de roupas, com Nicole Maria.
Os interessados podem comparecer ao Cras do Yolanda Ópice e fazer sua inscrição na hora. Caso as vagas tenham sido preenchidas, quem ficar na lista de espera também poderá conferir as oficinas.
Confira as fotos aqui
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na próxima segunda-feira (29), às 15 horas, a Secretaria da Saúde realiza a segunda prestação de contas do ano. Em Audiência Pública no Plenário da Câmara, a pasta exibe informações sobre ativi...
Entre fevereiro e junho deste ano, R$ 1.675.000 foram repassados pela Prefeitura para a Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport). A informação foi obtida a partir de re...
A vereadora Fabi Virgílio (PT) questionou a Prefeitura sobre as condições dos recursos hídricos do município, solicitando cópia de estudos técnicos e documentação atualizada sobre o assunto. O pedi...
O vereador Aluisio Boi (MDB) encaminhou ao Executivo uma Indicação sugerindo estudos para a possibilidade de instalação de redutor de velocidade (lombada) na Rua Maurício Galli, no cruzamento com a...
A 25ª edição do Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA) foi cancelada por conta de uma impossibilidade financeira, confirmou a Secretaria de Cultura em resposta ao Requerimento nº 1263...
A necessidade de reforçar a segurança no Restaurante Popular “Bom Prato”, localizado na avenida 22 de Agosto, na Vila Xavier, foi apontada na Indicação nº 4356/2025, enviada pelo vereador Coronel P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.