1594
De 3 a 7 de agosto, foi realizada a Semana do Jovem Empreendedor, uma iniciativa do vereador Rafael de Angeli (PSDB), por meio da Lei nº 8.881/17. Esta é a quarta edição do evento que, neste ano, foi totalmente on-line, com o objetivo de incentivar e compartilhar práticas de empreendedorismo digital em Araraquara, “principalmente como solução em meio à crise ocasionada pela pandemia”, reforçou o parlamentar.
Foram quatro dias de lives e rodas de conversa em salas de videoconferência, que reuniram participantes, para levar conteúdo, troca de experiências e ideias inovadoras para quem empreende ou pretende empreender. Nesse novo formato, totalmente alinhado ao tema do evento, a participação da população e empreendedores superou as expectativas. Foram mais de 500 pessoas que receberam um conteúdo relevante sobre empreendedorismo digital e soluções em meio à pandemia.
O tema do primeiro dia (03) tratou das principais dificuldades e soluções das empresas em tempos de pandemia. O analista de negócios do Sebrae, Aurélio Saraiva, apresentou os programas gratuitos e de apoio ao empreendedor, oferecidos pela instituição. Já o artista e diretor da 4i Artes - Companhia de Teatro Musical, Mattheus Carvalho, relatou como conseguiu aumentar o atendimento com as aulas de teatro de forma online.
Na quarta-feira (5), a discussão foi sobre educação e capacitação profissional à distância durante a pandemia. A conversa foi pautada por Iglá Generoso, da Digital Innovation One, e pela chefe do departamento de Ciências Humanas e Sociais da Uniara, Eduarda Escila.
Duas profissionais do marketing digital e quatro influencers da cidade compartilharam suas experiências, na quinta-feira (06), durante o painel “Profissão influencer e produtor de conteúdo, solução empreendedora e papel fundamental de influenciar para o bem”, em 6 lives pelo Instagram. Dividiram a fala: Marcia Ceschini (@marciaceschini), da Ceschini Consultoria; Suellen Neves (@eusuellenneves), influencer e youtuber; Karina Bauman (@karinabauman) e Eloisa Pádua (@eloisapaduaa), influencers no Instagram; Denise Watanabe (@dewatanabe), influencer no Instagram e no TikTok e Nathalia Lima (@nahfreitaslima), influenciadora e empreendedora na agência digital Lima Brand.
O evento foi encerrado na sexta-feira (7), com a roda de conversa “Cases de sucesso de empreendedorismo durante a pandemia”, em parceria com o Grupo MEA (Mulheres Empreendedoras de Araraquara). Relataram sua experiência: Emília Kassumi, proprietária da Emy Perfumaria, e Camila Notário, do Suspiros Doce Encanto. De acordo com o parlamentar, mais de 500 pessoas participaram da iniciativa. “Foi um recorde do alcance da Semana do Jovem Empreendedor. Felizmente essa modernização dos encontros para o meio online possibilitou que as vivências, conhecimentos e ideias chegassem a mais jovens empreendedores de nossa cidade, incentivando novas iniciativas e compartilhando boas práticas, o que é essencial durante esse período de crise que estamos vivendo por causa da Covid-19”, conclui.
A crise trouxe bons resultados para alguns. “Ficamos muito felizes em saber que muitos empreendedores conseguiram se reinventar e inovar o seu modelo de negócio para conseguir, e até mesmo, aumentar o lucro e as vendas nessa fase difícil para a grande maioria”, diz Angeli.
Todo o conteúdo da 4ª Semana do Jovem Empreendedor está disponível no IGTV do Instagram do vereador (@rafael.angeli).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Com uma proposta que reflete as vivências e experiências dos seus integrantes, a banda Fenícia apresenta canções autorais de trabalhos anteriores e seu novo EP “Meu Bem”, comemorando duas d...
Seletiva vôlei masculino A Fundesport realiza no sábado (21), às 14 horas, seletiva para formação da equipe de vôlei masculino – categoria infanto. Podem participar atletas nascidos nos anos de 20...
Uma Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (19) marcou a entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Ciclistas do Morada do Sol MTB. Dezenas de integrantes da entidade compare...
Músicos, grupos e artistas com CNPJ ou MEI sediados no município podem participar das inscrições para o chamamento público de propostas artísticas para os projetos “Choro das Águas” e “Circuito Cul...
Estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2026 em Araraquara, com cerca de 4 mil vagas gratuitas para crianças, jovens e adultos. O programa, promovido pela Secretaria Munic...
Os cursos gratuitos de idiomas oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas (CELs) nas cidades de Araraquara, Américo Brasiliense, Matão e São Carlos estão com matrículas abertas. As oportunidade...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.