Notícias



Sessão Solene da Câmara celebra o Dia Municipal do Capelão

Evento entregou homenagens a capelães e tem objetivo de conscientizar sobre a importância do trabalho religioso voluntário realizado junto à comunidade

128


Uma Sessão Solene da Câmara Municipal celebrou o Dia Municipal do Capelão, na noite de quarta-feira (21), no Plenário do Legislativo. A data foi instituída por lei municipal de autoria do ex-vereador Pastor Raimundo Bezerra (17ª Legislatura) e tem o objetivo de levar conscientização sobre a importância do trabalho religioso realizado de forma voluntária em instituições sociais na comunidade.

 

Presidida pelo vereador Emanoel Sponton (Progressistas), a solenidade teve entrega de diplomas de reconhecimento a capelães que prestam serviços em colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e na comunidade. A capelania não é vinculada a alguma religião específica, podendo agregar pessoas de diversas denominações religiosas.

 

“O capelão chega em um momento de guerra, de dificuldade, levando a salvação. Um trabalho de grande importância e que tem uma justificativa: a prática do amor por Cristo e pelo próximo, levar a esperança aos aflitos quando eles relatam suas dores e medos aos ouvidos atentos de pessoas dispostas a ajudar. Um trabalho humanitário, de solidariedade”, afirmou Sponton.

 

Raimundo Bezerra não pôde participar do evento e enviou um vídeo exibido ao público presente. “O capelão é aquela pessoa que arruma um tempo para se dedicar ao próximo. Visita os asilos, presídios, instituições de menores, hospitais. Demonstra esse amor ao próximo através de atitudes. Poderíamos ficar o mês inteiro prestando homenagem a vocês e ainda seria pouco, por aquilo que vocês fazem em prol da sociedade”, disse o ex-parlamentar.

 

A coordenadora do Núcleo PMs de Cristo de Araraquara e Região, capelã cabo PM Silmara Regina Corrêa Figueiredo, recordou o início da história da capelania. “Ela foi iniciada por volta do ano 1700, quando um determinado rei mandou seu sacerdote ir junto com seus soldados à guerra para prestar a eles um apoio espiritual. Quando a guerra ficava amena e tinha tempos de paz, ele retornava para dar assistência espiritual ao rei”, declarou.

 

“Esse trabalho não é colocado em mídias, não tem holofotes, porque o capelão chega em um momento em que alguém está guerreando contra uma depressão, contra traumas, planejando um suicídio. O capelão chega com uma palavra de vida e esperança”, complementou Silmara.

 

O capelão sargento PM José Américo Araújo informou que a capelania da Polícia Militar teve seu início há 31 anos, com a criação dos PMs de Cristo. Na região de Araraquara, o grupo está presente há sete anos. De 19 municípios que integram o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), apenas três não possuem a figura do capelão na PM. “É um papel muito importante. Cada capelão que aqui se encontra deve ser fortalecido pelas orações de cada um de vocês, porque ele necessita também. É um ser humano”, destacou Araújo.

 

Homenagens

Foram agraciados com a entrega de diplomas os capelães Rogério Córdoba, Benedito Zacarias de Oliveira, Paulo Roberto Pereira de Souza, José Cláudio Corso e Luís Carlos da Silva, além dos capelães PM sargento José Américo Araújo e cabo Silmara Regina Corrêa Figueiredo.

 

Aspirantes a capelão que participam de curso de formação e estavam presentes na solenidade também receberam homenagens: Miqueias Daniel Pavanelo e Caio Antônio Alves.

 

Três capelães utilizaram a palavra em nome dos homenageados. “Temos feito um trabalho tão especial. E o reconhecimento disso preenche nossos corações de tal modo que nos renova a continuarmos motivados”, disse Paulo Souza.

 

“Gostaria de agradecer, em nome dos colegas capelães, por essa maravilhosa homenagem, que enche nosso coração de ânimo, orgulho e força para seguirmos em frente”, afirmou José Cláudio Corso.

 

“É uma honra estar aqui nesta noite. Estou ‘estourando’ de alegria. Deus coloca nos nossos corações uma missão. A minha missão é levar a mensagem do Senhor às penitenciárias do estado, à cidade de Araraquara, aos hospitais, às ruas, às favelas do Rio de Janeiro. Vamos continuar com essa obra, que vai crescer a cada dia mais”, relatou Luís Carlos da Silva.

 

A Sessão Solene do Dia Municipal do Capelão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.


Publicado em: 22 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!