215
Quem os vê fardados em serviço, não imagina o nível de formação contínua e dedicação que os guardas civis municipais empenham em sua atuação. Provenientes de diversas áreas de formação, como Engenharia, Direito e Educação Física, os guardas participam continuamente de cursos sobre segurança pública, prevenção de bullying, Língua de Sinais, trânsito e gerenciamento de crises, entre outros, para auxiliar na manutenção da segurança e da ordem pública na esfera municipal.
Para homenagear esses profissionais, o dia 4 de fevereiro foi instituído, em 2003, como o Dia do Guarda Municipal, por meio da Lei nº 6.064, de autoria do vereador Idelmo “Pantera” Pereira da Silva. A celebração deste ano ocorreu na quarta-feira (20), no Plenário da Câmara Municipal. Na ocasião, dez guardas civis municipais receberam o diploma e medalha “Destaque do Ano” pelos serviços prestados em 2018. Além disso, a dois integrantes da corporação foi entregue a Medalha Governador Pedro de Toledo, criada pelo decreto nº 814 de 1972, instituído pela Sociedade de Veteranos de 1932, em homenagem a personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, por seus méritos e relevantes serviços prestados a São Paulo e ao culto da Revolução Constitucionalista de 1932.
A comandante da Guarda Civil Municipal de Araraquara, Juliana Záccaro, dirigiu palavras de apreço aos colegas e às suas famílias: “Esse reconhecimento mostra que vocês são muito especiais, o que demonstraram com muita eficiência. Colocaram, muitas vezes, o trabalho na frente de tudo, até dos seus familiares, para o bem da população que tanto necessita do nosso apoio. Agradeço, também, a cada familiar e a cada amigo, pois, se estamos aqui, é porque tem uma família por trás. Agradeço por vocês se doarem”.
“A Guarda Municipal foi criada com o apoio total da Polícia Militar”, disse o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) e presidente do Núcleo MMDC Heróis de Araraquara, Tenente coronel Adalberto José Ferreira. “Em um primeiro momento, algumas pessoas disseram que a Guarda seria uma entidade que concorreria com o serviço da Polícia Militar, mas foi tudo bem trabalhado para que isso não ocorresse e, com certeza, não ocorre. Nos nossos serviços, vemos a excelência da Guarda Municipal”, completou, colocando o 13º BPM/I à disposição para operações conjuntas com a Guarda.
O secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Júnior, destacou a atuação da Guarda Civil nas ações de prevenção da dengue, coibindo o descarte irregular de lixo. “Hoje homenageamos uma instituição que é reconhecida nacionalmente. A Guarda Civil Municipal tem um papel privilegiado, especialmente no âmbito da prevenção primária, facilitando a convivência harmônica entre as pessoas, com a disseminação da cultura da paz. Tem um tipo de policiamento que não se ancora no uso da força, mas que prioriza o exercício da autoridade por meio da confiança e da proximidade com o cidadão.”
A vereadora Juliana Damus (Progressistas), que presidiu a Sessão, observou que “o crescimento de nossa cidade tem trazido novas demandas para diversos segmentos do setor público, inclusive a Guarda Civil Municipal. Para atender a essa realidade em transformação, dando conta deste perfil atual, tem sido necessário criatividade, coragem, aperfeiçoamento e estrutura, que nem sempre é compatível. Porém, superar as dificuldades para prestar um serviço de qualidade é uma das virtudes da Guarda Civil Municipal”.
Os homenageados com o diploma e medalha “Destaque do Ano” foram os guardas: Acácio Eduardo Boldi, Alexandre Pomponi, Camila Helena Américo, Cleovaldo Luiz Dellacqua Junior, Edgard Fernando Cervan de Souza, Fabiano Faustino Kock, Geraldo José Sena, José Carlos Ferrari, Márcia Aline Bonifácio, Roberto Isaltino de Godoy. Os vencedores da medalha “Governador Pedro de Toledo” foram Alexandre Fulco Pereira e Cesar Ribas de Oliveira.
O vereador Elias Chediek (MDB) também esteve presente na solenidade.
Confira as fotos aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.