Notícias



Tombamento da Usina Tamoio é pauta de vereador



198


O vereador Donizete Simioni (PT) participou de reunião, na tarde do dia 8 de abril, no Plenário da Câmara Municipal, para tratar de processo de tombamento de bens da antiga Usina Tamoio, incluindo ainda o Assentamento Bela Vista e a Fazenda Marilu.

 

Presentes à reunião estavam representantes da Prefeitura, associação de moradores do Bela Vista, antiga Usina Tamoio, empresa Raízen, hoje detentora do parque industrial da Tamoio, vereador Édio Lopes (PT), historiadores e demais interessados.

 

Simioni destacou a importância de discutir a preservação destes locais, pelo que eles representam à região e à história de vida doas famílias que neles residiram. Nascido e criado em sessões da antiga Usina Tamoio, ele se comprometeu em fazer o necessário para a conclusão do processo de tombamento, que também inclui bens do Assentamento Bela Vista e a capela da Fazenda Marilu.

 

O que é tombamento?

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público, nos níveis federal, estadual ou municipal, cujo objetivo é preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens.

 

Entenda o processo

O processo de tombamento de bens da Usina Tamoio, que anteriormente seguia pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico Estadual (Condephaat), foi encaminhado em julho do ano passado ao Compphara, conselho municipal responsável pela preservação e tombamento de bens do município, porém sem perspectivas de continuidade.

 

Simioni e o historiador Rogério Tampellini protocolaram, então, pedido de tombamento dos bens no final de 2014 ao conselho municipal, que, por sua vez, solicitou o encaminhamento de diversos documentos para a instrução do processo.

 

Com o protocolo do pedido foram surgindo dúvidas, principalmente porque tratam de proprietários distintos, bem como não abrangia todos os bens históricos das propriedades. Daí a necessidade de chamamento dos envolvidos e interessados para dirimir essas dúvidas e complementar o pedido.

 

Na proposta original foi pedido o tombamento de seis bens: igreja principal, a chaminé e o estádio “Comendador de Freitas” (incluindo campo, arquibancadas e palco de autoridades), bem como a igreja e o casarão da sessão Bela Vista, e ainda a capela da sessão Marilu. Esses bens, hoje, são da iniciativa privada, e parte, são terras federais.

 

“A reunião foi muito produtiva e podemos, a partir de agora, seguir com o pedido de uma maneira desmembrada, tornando o processo mais fácil, com o consenso de todos”, finalizou Simioni.

 

Assessoria de gabinete do vereador Donizete Simioni (PT)


Publicado em: 10 de abril de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Qualificação gratuita

25 de abril de 2025

As inscrições para o curso gratuito de Construtor de Alvenaria, em parceria com o Senai, foram prorrogadas até o dia 4 de maio, véspera do início das aulas. Para garantir a vaga, os interessados de...



Novo edital de Cultura

25 de abril de 2025

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart divulgaram um novo edital para o desenvolvimento da “Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Araraquara”, por meio da Política Nacional de Cul...



Vice-presidente da Câmara de Araraquara renuncia ao cargo na Mesa Diretora

25 de abril de 2025

  O vereador Emanoel Sponton (Progressistas) renunciou oficialmente ao cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, do qual estava afastado temporariamente desde o dia 7 de abril. A...



Sugestões de melhorias na política de bem-estar animal são abordadas na Câmara

25 de abril de 2025

Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara na noite de quinta-feira (24) reuniu um balanço das políticas de proteção aos animais em Araraquara e sugestões de melhorias no atendimento. In...



Agenda Cultural – 25/04

25 de abril de 2025

Música Em “Feminas no espelho – uma homenagem a Cátia de França”, a banda ReoJuliaDoppio reinterpreta as clássicas canções de Cátia de França, estabelecendo um diálogo com a obra autoral de Julia...



Agenda Esportiva – 25/04

25 de abril de 2025

Neste final de semana, Araraquara receberá uma série de eventos esportivos, com a participação de atletas de várias categorias e modalidades.   As disputam começam nesta sexta-feira (25), no Giga...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!