Notícias



Trabalho da equipe de Enfermagem da Santa Casa é exaltado em solenidade na Câmara

Setor da entidade recebeu Diploma de Honra ao Mérito proposto pela Mesa Diretora da Casa de Leis

761


Em 12 de maio é comemorado o Dia da Enfermagem, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu nesta data no ano de 1820. No Brasil, além do Dia da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: a própria Florence e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Nesse sentido, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara propôs, por meio do Decreto Legislativo nº 1.214/2024 (Diploma de Honra ao Mérito), um reconhecimento à equipe de Enfermagem da Santa Casa pelo trabalho desenvolvido e por ações que contribuíram significativamente para a missão e os valores da instituição.

Na noite da segunda-feira (28), parte da equipe esteve no Plenário da Casa de Leis para receber a honraria, representada pela gerente da Enfermagem, Fernanda Gonçalves Fernandes, que declarou: “Com muita dedicação, amor e entrega, confesso que tenho muito orgulho por todos os profissionais da enfermagem que todos os dias, com coragem, dedicação, carinho, resiliência e empatia, e mesmo diante das dificuldades, escolhem fazer a diferença na vida de tantos pacientes”.

Ela lembrou que quando se formou, em 2007, o sonho era cuidar diretamente dos pacientes e fez isso por alguns anos de sua vida profissional, em especial na Santa Casa, onde atuou como enfermeira assistencial na Urgência e Emergência, na Unidade de Internação e também no Controle de Infecção Hospitalar, e assim foi migrando para a Gestão Hospitalar após cinco anos. “Trabalhávamos dia após dia, incansavelmente, e sabia e sentia que esse era o caminho e a razão do viver. Fazer parte de diferentes equipes ao longo desses anos e sentir o apoio é um dos melhores sentimentos que se pode ter no ambiente de trabalho. Estar junto de profissionais engajados, comprometidos e que almejam a transformação da assistência é enriquecedor.”

Para o diretor técnico da Santa Casa, André Peluso Nogueira, a homenagem é uma valorização do profissional da Enfermagem. “Essa equipe é o coração do nosso hospital. Não medem esforços para prestar assistência aos nossos pacientes e estão sempre dispostos a solucionar problemas, romper barreiras e superar desafios.”

O médico falou dos vários desafios nos últimos anos. “Enquanto a ordem era ‘fique em casa’, ‘não saia de casa’, nós, profissionais da saúde, levantávamos, engolíamos muitas vezes nossos choros, nosso anseio, porque éramos convidados a estar na linha de frente na luta, deixando em casa nossos familiares no cenário da Covid. Passamos por momentos de muita tensão, muita apreensão, mas vencemos o medo juntos.”

“É uma honra poder entregar o Diploma de Honra ao Mérito a estes profissionais que, com dedicação e competência, têm realizado um trabalho exemplar no atendimento ao povo”, iniciou o presidente do Legislativo, vereador Paulo Landim (PT). “Cada procedimento, cada cuidado, cada gesto de carinho e atenção revela a excelência e a dedicação com que desempenham suas funções. Em um momento de crise sem precedentes, estiveram na linha de frente, enfrentando desafios, lidando com a dor e o sofrimento de milhares de pessoas. Esta homenagem é um símbolo de nossa eterna gratidão e reconhecimento”, completou.

A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, destacou a importância de uma categoria da qual faz parte há 40 anos. “Nós da Enfermagem somos chamados a enfrentar grandes desafios. Nos momentos mais difíceis nós somos a luz. A Enfermagem pode dizer, com muita propriedade, do que aquele paciente, aquela pessoa está precisando, que muitas vezes não é uma técnica, mas é um ouvir. Quem está na área da saúde tem que gostar de gente, independentemente de cor, de raça, de sexo, de qualquer coisa, porque o nosso olhar está no cuidar do outro, a preocupação com o outro.”

Para o vice-presidente da Câmara e conselheiro da Santa Casa, vereador Aluisio Boi (MDB), no momento mais difícil, a Enfermagem é o único alento, a única esperança. “Esses profissionais merecem respeito, ter salário em dia, ter melhorias, ter alas melhores na Santa Casa, instrumentos melhores; a população merece esse respeito.”

Encerrando, o provedor da Santa Casa, Jéferson Yashuda, enfatizou que a equipe de Enfermagem representa mais de 40% dos funcionários do hospital. “O compromisso da equipe de Enfermagem não se limitou ao período crítico da pandemia. Com a retomada dos atendimentos e a transição para uma nova fase pós-intervenção, continuou a oferecer cuidados excepcionais, adaptando-se rapidamente às mudanças e garantindo que cada paciente recebesse o melhor tratamento possível. E agora, diante do desafio adicional do mutirão de cirurgias eletivas, em função da demanda reprimida e por conta do espaço físico insuficiente, a equipe de Enfermagem demonstra mais uma vez a sua resiliência e profissionalismo exemplares.”

Também participaram do evento o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Delorges Mano, o vice-provedor da Santa Casa, Marcos Daniel, e o conselheiro da Santa Casa, Marcão da Saúde.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara pelo canal 17 da rede a cabo Claro TV (NET), no Facebook e no YouTube, e pode ser conferida na íntegra aqui.


Publicado em: 28 de maio de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fim da escala de trabalho 6x1 é discutido em Audiência Pública na Câmara

22 de novembro de 2024

Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...



Agenda Cultural – 22/11

22 de novembro de 2024

Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...



Agenda Esportiva – 22/11

22 de novembro de 2024

Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...



Moradores do Yolanda Ópice denunciam descarte irregular de lixo em terreno

22 de novembro de 2024

No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...



Vaga de estacionamento PCD no Carmo precisa de reforço na sinalização

22 de novembro de 2024

A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...



Programas habitacionais do município são fiscalizados

22 de novembro de 2024

A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!