175
A melhoria no atendimento de saúde à população é uma das metas de trabalho do vereador Magal Verri (PMDB), e os cidadãos, sabendo dessa prioridade, estão apresentando suas demandas.
Os usuários da Unidade de Saúde da Família do Jardim Paraíso “Dr. José Ricardo de Carvalho Angelieri” reclamaram que o posto não está efetuando a vacinação, nem mesmo a da febre amarela, num momento em que a cidade está em alerta.
Para buscar informações sobre o caso, Magal visitou a USF na manhã desta quarta-feira (12), e constatou que a denúncia procede.
Segundo Gabriela Domingues Tedeschi, enfermeira-chefe da unidade, a vacinação foi interrompida desde novembro do ano passado, quando a geladeira que armazena as doses queimou após uma chuva. Porém, informou ao vereador que já foi feito o empenho e só estão aguardando uma peça para que o equipamento seja consertado e a vacinação normalizada.
“Fico mais tranquilo em saber disso, pois essa unidade atende uma população de mais de 4 mil pessoas que moram aqui na região e a vacinação, principalmente nesse momento, é muito importante”, disse Magal, reiterando que novas residências estão sendo construídas na região e outras melhorias precisam ser implementadas naquela unidade de saúde da família.
Em sua rotina de trabalho, a USF atende cerca de 40 pacientes por dia – triagem a partir das 7h30, consultas e agendas, às 9h30 –, além dos procedimentos normais como: curativos, inalações, serviços de odontologia etc.
O parlamentar aproveitou para visitar todas as dependências e conhecer os serviços prestados. Foi informado de que unidade funciona com uma médica, dois técnicos de enfermagem e três agentes comunitários, que passarão a ser cinco, pois hoje o posto foi contemplado com dois novos agentes que farão as visitas domiciliares.
Às terças e quintas-feiras, a USF oferece atividades físicas para idosos, mas o local é inadequado para a prática, pois é utilizado o estacionamento ao lado, onde o piso é de cimento e não tem cobertura, portanto os usuários ficam expostos.
“No geral, pelo que pude constatar, o serviço prestado pela USF é muito bom, mas vou fazer uma indicação ao prefeito solicitando uma medida emergencial para que os idosos tenham um local com as mínimas condições”, ressaltou Magal, que vai tentar também dialogar com o diretor do SESI e verificar a possibilidade da retomada de um convênio, interrompido, que realizava atividades com os idosos.
Das demandas, mais um fato chamou a atenção: as constantes quedas de energia elétrica naquela região. O assunto será abordado pelo vereador, que vai pedir explicações à Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) sobre o problema.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A instituição do Programa Tarifa Zero para o transporte público coletivo em Araraquara será um dos assuntos debatidos e votados em Sessão Extraordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (24),...
A fim de obter informações atualizadas sobre a aplicação da Lei Municipal nº 7.733/2012 – Instituto do Abandono de Araraquara, que permite à Prefeitura declarar a perda da propriedade de imóveis ab...
A Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Nilo Rodrigues da Silva”, localizada em Bueno de Andrada, promove na sexta-feira (25), às 8h30, uma palestra seguida de bate-papo sobre segurança no trabalh...
A quantidade de contratos ativos de professores da educação especial e a previsão de efetivação via concurso público motivaram o presidente da Câmara, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos), a...
A Sessão Ordinária desta terça-feira (22) teve início com uma proposta em pauta, o Projeto de Lei nº 106/2025, de iniciativa da Prefeitura, tratando de alterações na Lei 10.340/2021, que estabel...
O Programa Casa Paulista prevê a construção de 448 unidades habitacionais no Residencial Acapulco, sendo 201 apartamentos destinados a famílias com renda de até três salários mínimos a preços socia...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.