430
Válido em todo território nacional, o Vale-Cultura possibilita mais acesso a ambientes culturais e na compra de produtos relacionados ao assunto. Mas, em Araraquara, por enquanto, a oferta é baixa com a adesão de pouco mais de 600 bancários. Unida toda a classe trabalhadora nessa faixa salarial, segundo a vereadora Gabriela Palombo (PT), representante da Comissão de Cultura, Esportes, Comunicação e Proteção ao Consumidor da Câmara Municipal, a cidade teria a capacidade de oferecer cerca de R$ 2 milhões mensais com o benefício.
“Esse dinheiro que é de R$ 50 mensais e oferecidos prioritariamente aos trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos poderia muito bem ser consumido por aqui”, diz a vereadora que vem trabalhando para garantir mais adesão a empresas que paguem pelo benefício e outras que aceitem essa forma de pagamento antes do entretenimento. Atualmente, os dois cinemas aceitam o cartão. O Sesc também aderiu ao programa.
O gerente da unidade de Araraquara, Daniel Hanai, diz que algumas bandeiras de cartões já estão sendo aceitas e quem dispõe do benefício pode consultar se há essa forma de pagamento para shows e outros espetáculos. “Isso é importante porque acaba sendo uma forma de produzir mais conhecimento”, destaca Hanai durante uma reunião com a vereadora Gabriela Palombo.
Ele lembrou ainda sobre a importância do benefício, que é acumulativo, e oferece produtos cultuais no pacote de benefícios das empresas.
Depois de reunir-se há alguns dias com o Sindicato dos Bancários, Gabriela Palombo também conversou com o gestor da unidade de Araraquara do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), Gustavo Henrique Sanches. Ele mostrou interesse em proporcionar o benefício aos pouco mais de trinta funcionários, mas gostaria de oferecer o Vale-Cultura como uma opção na compra de livros educativos dos cursos disponíveis na grade. A proposta ganhou apoio da vereadora que consultará o Ministério da Cultura sobre as possibilidades.
Para a vereadora de Araraquara, o próximo passo é agregar outras entidades de classe e mais empresários buscando aumentar a rede desta oferta e demanda. Outro ponto é convencer a Secretaria Municipal da Cultura a adotar o Vale-Cultura como opção de pagamento em apresentações no Teatro Municipal ou shows abertos que dependam de alvará da Prefeitura durante a negociação com os produtores e empresários.
O benefício pode ser oferecido pelas empresas com personalidade jurídica que possuem vínculo empregatício formal com seus funcionários e que fizerem a adesão ao Programa Cultura do Trabalhador junto ao Ministério da Cultura. Em contrapartida, o Governo Federal isenta as empresas de encargos sociais e trabalhistas sobre o valor concedido e permite que a empresa de lucro real abata a despesa no imposto de renda em até 1% do imposto devido.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oficina Desde pequenos desenhos até as iniciais do seu nome, você pode expressar sua criatividade através da criação de um penduricalho têxtil utilizando tecidos e pontos de bordado! Este é o mome...
Corrida de rua A tradicional Corrida de Santo Onofre, que ocorre no dia 31 de dezembro, com largada às 8 horas na Praça Scalamandré Sobrinho, na Vila Ferroviária, está com inscrições abertas no li...
Música Cantor e compositor, Vinicius Zurlo traz para o palco canções autorais com temáticas do cotidiano. Com sonoridade intimista em formato voz e violão, o show “Toda vida é um ciclo inteiro” é...
O comércio de Araraquara funciona em horário especial no final do ano, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Nos dias úteis, até 23 de dezembro, o comércio fu...
No período de recesso de final do ano de 24 a 31 de dezembro, os serviços essenciais e que necessitam de funcionamento ininterrupto, como as Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), irão atender a po...
O vereador Rafael de Angeli (Republicanos) encaminhou Requerimento nº 837/2024 à Prefeitura, solicitando esclarecimentos sobre o contrato entre o Executivo e a empresa Estre Ambiental S.A, firmado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.