Notícias



Vereador relembra passado indígena e defende comemoração de Araraquara mais de 200 anos



364


Na Sessão Ordinária de terça-feira (25), o vereador Edio Lopes (PT) surpreendeu ao abordar a questão indígena de Araraquara. O vereador trouxe o assunto à tona pelo fato de que essa foi a sessão imediatamente posterior ao Dia do Índio, que foi no dia 19 de abril.

 

“A nossa sociedade tem distorcido completamente o significado desta data, estereotipando e passando uma imagem romantizada do índio. Nossos filhos voltam da escola com o penachinho na cabeça, cantando a música da Xuxa, como se houvesse uma harmonia perfeita entre o sistema e a questão indígena, agrária, ambiental e de desenvolvimento”, afirmou.

 

Para o vereador, a questão indígena tem profunda relação com Araraquara. “Se hoje nós usufruímos do Aquífero Guarani, dos bens naturais, é porque os povos indígenas que aqui habitavam cuidaram da natureza, preservaram”.

 

O vereador aproveitou para abordar os 200 anos de emancipação política e administrativa do município e afirmou: “A história da Aracoara não começa com Pedro José Neto. Essa terra é habitada há muito mais de 200 anos”.

 

Lopes citou estudos de materiais arqueológicos, principalmente de cerâmica, encontrados na região de Araraquara que comprovam que aqui viveram povos indígenas de diferentes etnias: tupi-guarani e aratu, ligadas aos povos de língua Jê, que viviam às margens dos rios Médio Mogi-Guaçu e Médio Jacaré-Guaçu.

 

Segundo estudos, os sítios arqueológicos cerâmicos estão mais ligados aos povos horticultores e o sítio mais antigo apresenta 1200 anos. Os líticos são os sítios de caçadores coletores, ou seja, sítios bem mais antigos que remontam a 4 ou 5 mil anos.

 

O vereador citou, ainda, que os direitos indígenas estão em ataque, que se materializa na paralisação de demarcação de terras indígenas, na impunidade com relação aos crimes e violências de todos os tipos cometidos contra povos e comunidades indígenas e na crescente criminalização das lideranças e comunidades que resistem e lutam por seus direitos. “Mas os crimes não são apenas contra os indígenas, são contra a natureza e todos os seres humanos do planeta. A questão indígena nos mostra que existem muitos conflitos e é preciso que a gente demarque politicamente em relação a esses temas: desenvolvimento, questão agrária, agrotóxico, monocultura, desmatamento, para onde isso tudo está nos levando?”, finalizou.

 

Assessoria de gabinete do vereador Edio Lopes (PT)


Publicado em: 25 de abril de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara de Araraquara aprova Lei Orçamentária Anual (LOA) e outros dois projetos

04 de novembro de 2025

A Câmara de Araraquara aprovou, nesta terça-feira (4), a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026, que estabelece um orçamento de R$ 1,9 bilhão, e outros dois projetos de lei.   Os trabalhos legisl...



Capoeira (04/11)

04 de novembro de 2025

A equipe de capoeira da Fundesport/Araraquara conquistou o título de campeã por equipes no Campeonato Paulista de Capoeira, realizado em Santo André no fim de outubro. Os atletas araraquarenses som...



Jomi (04/11)

04 de novembro de 2025

Araraquara foi destaque nos Jogos da Melhor Idade (Jomi), cuja fase final estadual foi disputada entre os dias 22 e 28 de outubro, em São João da Boa Vista. A atleta Sara Reame brilhou na prova de...



EJA (04/11)

04 de novembro de 2025

Estão abertas as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2026. As pessoas acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental (da 1ª até a 8ª série, atual...



FliSolzinha (04/11)

04 de novembro de 2025

A FliSolzinha chega, nesta quarta-feira (5), às 8h30, ao Assentamento Monte Alegre de Araraquara, levando música, poesia e encantamento às crianças do campo com o espetáculo “Maria Kubrusly e seu v...



Indicação sugere bebedouro e lixeiras para praça na Vila Ferroviária

04 de novembro de 2025

Por meio da Indicação nº 5032/2025, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), sugere que a Prefeitura realize a instalação de bebedouro, lixeiras e uma caçamba de lixo na Pr...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!