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O vereador Elias Chediek (PMDB), que preside a Comissão Permanente de Transportes, Habitação e Saneamento da Câmara, foi até a cidade de São Vicente, litoral sul de São Paulo, conhecer as obras de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, que vai fazer a linha Santos - São Vicente. Junto com o vereador Donizete Simioni (PT), que também faz parte da Comissão, Chediek conheceu o projeto, o traçado da linha, visitou o canteiro de obras de instalação dos trilhos e construção das estações e o primeiro trem já adquirido e estacionado no local.
Acompanhados pelo secretário municipal de Transportes de São Vicente Raimundo Oliveira e do representante da Empresa Metropolitana de Transporte Coletivo (EMTU) Andrison Ribeiro, os parlamentares conheceram também a primeira estação do VLT já inaugurada na cidade, que conta com piso emborrachado na proteção dos trilhos.
Também foram apresentados dados técnicos do VLT, tais como modelo, consumo de energia, capacidade de passageiros transportados, largura da bitola dos trilhos, entre outros. “E necessário entendermos cada detalhe desta obra tão importante, que é uma tendência mundial na solução do transporte coletivo das cidades”, disse Chediek.
Simioni ficou impressionado com o que viu, desde a estrutura implantada até a modernidade do VLT. “Seria muito bom se tivéssemos em Araraquara um sistema igual, com recursos vindos do Estado ou da União, de modo a aproveitar a malha ferroviária que corta a cidade”, concluiu.
Oliveira elogiou a iniciativa dos vereadores araraquarenses em conhecer o VLT e ver como a ideia pode ser aproveitada em sua cidade. “É importante que o vereador tenha essa proatividade e lute para que a comunidade que ele representa seja bem atendida em todas as áreas”, disse.
O VLT Santos - São Vicente recebeu um investimento integral do Governo Estadual. Ele deve transportar cerca de 80 mil passageiros por dia na Baixada Santista. Em agosto devem começar os testes da linha e do trem. Chediek, que realiza desde 2001 um estudo para implantação do VLT em Araraquara na linha ferroviária que será desativada, lembrou que nossa cidade já tem o traçado e os trilhos prontos, portanto demanda menor investimento. “Existe a linha há 130 anos em nossa cidade. Assim que os trens de carga começarem a usar o novo traçado, é importante que tenhamos pronto um projeto para conseguirmos implantar o mesmo sistema. Agora vamos estreitar nossas relações com a EMTU no sentido de elaboramos um projeto de VLT para Araraquara”, disse.
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