291
Uma tarde de troca de conhecimentos. Assim foi definida a Mesa Redonda que a vereadora Juliana Damus (PP) participou na sexta-feira (25) e que debateu a realidade do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que existe há 26 anos no Brasil.
O encontro, realizado para alunos do curso de Farmácia-Bioquímica da Unesp (Universidade Estadual Paulista) no prédio da instituição, abordou uma série de assuntos como os problemas que a saúde municipal enfrenta e o papel do Legislativo Municipal para facilitar o diálogo e aproximar os universitários dos poderes municipais.
Juliana Damus falou sobre as reclamações que recebe na área da saúde em seu gabinete, como problemas com internação e falta de medicamentos, e também incentivou a participação dos alunos no Legislativo. “A Sessão Cidadã é uma ferramenta muito interessante para que os alunos apresentem projetos e os vereadores levem essas ideias ao Executivo. É uma ótima forma de integração”.
Além da parlamentar, compuseram a mesa o professor de imunologia Paulo Inácio da Costa e a professora de microbiologia Elizabeth Pizzolitto, ambos docentes da disciplina Políticas Públicas de Saúde no SUS da Unesp; a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde Rosana Nasser; Márcia Cristina Tamia Ferreira, integrante do Conselho Municipal de Saúde; e Izaias Ambrózio da Silva, usuário do SUS e presidente do grupo GASPA que atua no apoio ao portador de HIV.
As dificuldades enfrentadas pelos usuários do SUS e ideias para aproximar Unesp e saúde municipal foram algumas das questões abordadas. O fechamento da UPA da Vila Xavier também foi tratado.
“O convite para a participação da Juliana teve a intenção de unir forças, porque a vereadora trabalha uma parte muito prática e o nosso trabalho aqui na Unesp é acadêmico. Essa busca foi muito interessante e proveitosa”, ressaltou Elisabeth Pizzolito.
A estudante do quinto ano de Farmácia-Bioquímica Andressa Baggio viu no encontro uma boa oportunidade de aprendizado. “Foi a primeira vez que a Unesp realizou uma mesa redonda assim e que promoveu uma aproximação maior tanto do Conselho Municipal quanto do Legislativo com os estudantes. Esse diálogo é muito importante para conseguirmos avanços”.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Juliana Damus (PP)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Oito projetos foram aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal. O Plenário aprovou a criação da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Câncer Colorreta...
O Plenário da Câmara recebe, nesta sexta-feira (25), às 17 horas, uma Audiência Pública da Prefeitura sobre a elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara,...
A Universidade de São Paulo (USP) abriu as inscrições para a 60ª edição do programa USP 60+, oferecendo mais de 5 mil vagas gratuitas em cursos regulares e atividades culturais, esportivas e de ext...
Está aberto o período para preenchimento do Questionário do Estudante do Enade 2025, etapa obrigatória que reúne dados socioeconômicos e informações sobre cursos e instituições. Disponível no Siste...
Alterações no Programa de Feiras de Economia Criativa, instituído pela Lei nº 10.850/2023, foram tema da Indicação nº 3049/2025, enviada à Prefeitura no último mês. O documento é de autoria dos ver...
Nesta terça-feira (22), a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Araraquara realiza a 25ª Sessão Ordinária desta legislatura. A pauta da sessão começa com sete itens a serem discutidos e votado...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.