221
Os vereadores Elias Chediek (PMDB), presidente da Câmara, Gerson da Farmácia (PMDB) e Adilson Vital (PV) participaram do evento “Mulheres que Fazem História em Araraquara” realizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Coordenadoria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na noite da quinta-feira (17), no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri. Adélia Arnosti, Angela Costa, Catarina Oliveira, Elaine Massucato, Euzânia Andrade, Leonice Piovani, Michele Assalve e Shirlei de Oliveira foram escolhidas como mulheres de destaque para receber a premiação em 2016. Um vídeo foi produzido com o apoio da Câmara Municipal relatando, por meio de fotos, as trajetórias de vidas das premiadas.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri, destacou caraterísticas e histórias envolvendo cada uma das homenageadas. “Esta noite homenageamos oito mulheres que ao primeiro olhar pouco têm em comum, mas ao conhecermos a trajetória de vida de cada uma, identificamos mulheres fortes, determinadas e comprometidas em fazer o bem. Todas têm nosso respeito e, por mérito, recebem o nosso reconhecimento”, disse Zi.
O prefeito Marcelo Barbieri elogiou as homenageadas e ressaltou que “esta é uma premiação simples, singela, mas que reconhece o valor de cada uma das mulheres escolhidas para a nossa cidade”. “Só avançamos como sociedade reconhecendo o valor e contribuição de mulheres como vocês, as homenageadas desta noite. Uma cidade que deseja ser próspera tem que reconhecer e valorizar exemplos como os de vocês”, afirmou Barbieri.
Chediek também parabenizou as mulheres premiadas. “Vocês engradecem nossa cidade com suas biografias”, acrescentou.
Em nome de todas as homenageadas, a artista plástica Euzânia Andrade agradeceu pelo prêmio. “Uma linha invisível nos une hoje nesta premiação. É um momento de retrospectiva para entendermos qual o sentido de termos sido escolhidas para esta homenagem”, disse. Euzânia ainda finalizou: “fizemos o melhor de nós com o que tínhamos de melhor, o amor".
A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Marimar Guidorzi, também fez uso da palavra. “Possamos nos reconhecer nestas homenageadas, buscando dentro de nós as nossas conquistas e as utilizando como um verdadeiro cajado rumo a escalada de sucesso desta montanha. Agradeço também ao prefeito Marcelo Barbieri por ser este gestor que reconhece, encoraja e valoriza a participação da mulher em espaços profissionais e de tomadas de decisão”.
Também participaram do evento a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Regina Chediek, a presidente da Morada do Sol, Eneida Miranda de Toledo, além de familiares e amigos das homenageadas.
O evento contou com o apoio da Droga Ven, Padaria Vale do Sol e da artesã Dona Rosa.
Homenageadas
Adélia Arnosti: Nasceu em Limeira (SP), em 19 de junho de 1928. Em 1952 ela se casou com Natal Arnosti, também de Limeira, e em 1955 vieram para Araraquara. Tem 5 filhos: Domingos Alfredo, Elisabete Arnosti, Eliana Aparecida Arnosti, Natal Arnosti Junior e Luis Carlos Arnosti. No final da década de 50, Natal Arnosti deu os primeiros passos no ramo de transportes ao adquirir veículos para transportar combustíveis para a Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga. Com o falecimento do marido em 1977, Adélia passou a assumir a responsabilidade da empresa Arnosti Transportes Ltda Ângela Aparecida Costa: Possui graduação em Enfermagem ¬ Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1985) e especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal de São Carlos (1986), além de mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é chefe de enfermagem do Serviço Especial de Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (Sesa/FSP¬USP) e professora do Centro Universitário de Araraquara, atuando principalmente nos seguintes temas: capacitação e formação de profissionais e recursos humanos em saúde.
Elaine Maria Sgavioli Massucato: Nasceu na cidade de Boraceia (SP) em 15 de agosto de 1962. Desde os 14 anos trabalhava com o pai em seu armazém na cidade de Boraceia, inclusive nos finais de semana. Seu sonho era cursar Medicina, mas acabou optando pela Odontologia, tendo se classificado em 13º lugar na Faculdade de Odontologia de Bauru-USP (1981-1984). Em 1986, Elaine se casou com Valdir Antonio Massucato. São pais de duas filhas. Em 1996, mudou-se para Araraquara. Em 1998, prestou concurso para professor assistente na Faculdade de Odontologia de Unesp de Araraquara e desde então faz parte do quadro de docentes da instituição. Atualmente é diretora eleita da Faculdade de Odontologia de Unesp de Araraquara, onde foi vice-diretora. A posse no novo cargo será no próximo dia 22.
Euzânia Andrade: Nasceu na Fazenda do Barreiro, em Canápolis (MG). Casada com o médico Abelardo Ferrarezi de Andrade, tem dois filhos: Renato e Giovana. Veio para Araraquara no ano de 1980. Graduada em três cursos superiores: Comunicação Visual, Licenciatura Plena em Desenho e Plástica e Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Em Araraquara, fez mestrado e doutorado em Educação Escolar pela FCLAr da Unesp de Araraquara. Participou do grupo que criou o Movimento Pró-Política Cultural e também a Pau de Arara (Associação dos Produtores e Artistas Unidos de Araraquara) - seu ateliê foi o espaço que abrigou reuniões e eventos da associação nas décadas de 80 e 90. Também participou do grupo que fundou e abriu a Casa da Cultura, pois o prédio se encontrava fechado por muitos anos. Foi também uma das fundadoras da ONG Faça Arte, em 1999, tendo como objetivo a formação artística de multiplicadores de instituições da cidade. Foi conselheira da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara) durante o governo do prefeito Clodoaldo Medina e secretária municipal da Cultura de Araraquara de janeiro de 2009 a dezembro de 2012, e presidente da Fundart de agosto de 2011 a dezembro de 2012, na primeira gestão do prefeito Marcelo Barbieri.
Catarina Silva Oliveira: Catarina tem 65 anos, é empresária, mãe e avó. Esposa e sócia de Edes Dalmo de Oliveira. Nasceu em São Francisco de Sales (MG), em 24 de dezembro de 1950, sendo a 5ª filha de Francisca e Firmino. Em 1976, a família se mudou para Araraquara, onde inaugurou a loja A Boa Compra. A Boa Compra se expandiu e teve duas filiais, uma em Jaú e outra em Frutal, com o nome de Catarina Magazine.
Leonice Borges Piovani: Natural de Araraquara, é professora aposentada do Estado, tendo trabalhado 23 anos na escola estadual Pedro José Neto. Casada com Haroldo Piovani, tem 2 filhos: Márcio Alexandre e Elaine Cássia e 3 netos: Mariana, Jéssica e Luan. Foi uma das primeiras matriculadas na primeira escola de balé de Araraquara, a Escola de Ballet Mímica de Araraquara, e logo se tornou assistente na unidade, começando a dar aulas. Seu grande sonho era ter sua própria escola e, em 1978, fundou a Art Dance. Sua filha seguiu seus passos e o grande amor pela dança: Elaine foi por 3 anos bailarina do Ballet Stagium, grupo conhecido internacionalmente, e hoje é seu braço direito, ministrando aulas de balé clássico e contemporâneo.
Michele Assalve: A ideia de uma instituição que orientasse e apoiasse mulheres e seus familiares durante e após a gravidez surgiu da história de vida de uma das fundadoras, Michele Assalve. Ela foi mãe aos 15 anos e, apesar do apoio dos familiares, sentiu muitas dificuldades em desempenhar o papel de mãe durante e após a gestação. Em 2008, Michele reuniu amigos e familiares para fundar a Associação para Mulheres Bebê a Bordo. Desde então, já foram atendidas mais de 2 mil pessoas diretamente e indiretamente, entre mulheres grávidas e seus familiares.
Shirley Aparecida de Oliveira: Conhecida como Ney, é natural de Itápolis (SP). Perdeu seu maior companheiro há 8 anos, David de Souza Leão, com quem conviveu 48 anos. Dedica-se a trabalhos voluntários desde os 7 anos de idade, quando passou a ajudar seu pai a montar cestas básicas para serem entregues aos necessitados. Trabalhou como voluntária em diversas instituições, como Associação Beneficente Carol Peixoto Ribeiro, Comitê Ação da Cidadania, Rotary Carmo, Lar Juvenil e Fundo Social de Solidariedade.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.