Notícias



Vinte pacientes aguardam procedimento de reconstrução mamária no SUS em Araraquara

Cirurgia plástica, logo após a retirada de câncer na mama, é direito garantido por lei federal desde 2013; informações foram enviadas pela Prefeitura em resposta a requerimento de Fabi Virgílio (PT)

1709


Vinte pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Araraquara aguardam procedimento de reconstrução mamária, cirurgia plástica realizada após a retirada de câncer na mama. A informação foi enviada pela Secretaria Municipal da Saúde em resposta a requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT).

 

A parlamentar destacou que a Lei Federal nº 12.802, de 2013, garantiu que esse direito seja cumprido no SUS de forma imediata, no mesmo ato cirúrgico. Em 2021, o Congresso Nacional também aprovou projeto que insere entre os itens obrigatórios a retirada e substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações ou efeitos adversos; o acompanhamento psicológico de pacientes que passarem por mutilação total ou parcial da mama; e a troca do implante no prazo de 30 dias nos casos de efeitos adversos. O documento se tornou a Lei Federal nº 14.538, sancionada neste ano.

 

Segundo a pasta da Saúde, 20 pacientes aguardam essa cirurgia e foram encaminhadas à Central de Regulação para agendamento em serviço terciário (Santas Casas e hospitais de grande porte).

 

Pandemia

O principal motivo apontado para a demanda represada é a pandemia da Covid-19, que sobrecarregou os hospitais e comprometeu a execução dos procedimentos eletivos. Isso foi agravado, neste ano, pela saída do único cirurgião plástico que prestava esse serviço na rede municipal.

 

Com a saída desse profissional, as pacientes foram encaminhadas para agendamento em serviço terciário. O caso mais antigo é de 2019, ou seja, está aguardando há quatro anos.

 

“Estamos empenhados na regularização com a maior brevidade possível. Inclusive, já realizamos a solicitação de abertura de concurso público visando à reposição de cirurgião plástico”, afirma o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Henrique Emílio, no ofício endereçado à vereadora.

 

O coordenador informou que, em consulta ao Datasus, foram identificados oito procedimentos de reconstrução de mama nos últimos quatro anos. No Ambulatório de Saúde da Mulher, duas pacientes realizaram a cirurgia com implantação de expansor para posterior colocação da prótese mamária — não foram reconstruções imediatas.

 

Outros dados

Questionada sobre quantas pessoas passaram por mastectomia (retirada cirúrgica da mama) nos últimos quatro anos em Araraquara, a secretaria enviou o número de procedimentos, pois pacientes podem apresentar nódulos bilaterais (nas duas mamas).

 

O documento também reforça que as estatísticas são do Ambulatório de Saúde da Mulher, não abrangendo o total de cirurgias realizadas pelo SUS no município, pois a oncologia da Santa Casa também possui agenda cirúrgica.

 

Foram 49 retiradas parciais da mama (quadrantectomia) e 15 retiradas totais (mastectomia) em 2019; 35 parciais e 13 totais em 2020 (início da pandemia); 62 parciais e 21 totais em 2021; 60 parciais e 19 totais no ano passado, em 2022; e 35 parciais e cinco totais em 2023, até o final de junho.

 

Traumas

No Requerimento nº 453/2023, por meio do qual a vereadora solicitou as informações, Fabi Virgílio destacou que todo o processo de tratamento de câncer, desde o diagnóstico, é bastante traumático, invasivo e desgastante para o paciente e seus familiares.

 

“A mastectomia, parcial ou total, afeta a autoestima da pessoa, muitas vezes já abalada pelo tratamento em si e pelos efeitos colaterais provocados pelas quimioterapias. Os efeitos da mastectomia abalam a relação das pessoas com o próprio corpo e seus relacionamentos afetivos”, declarou a vereadora.


Publicado em: 27 de julho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agora é Lei: projeto que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha tem aprovação na Câmara

12 de dezembro de 2025

O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Exe...



Comunicador Alceu Patrício é homenageado com Título de Cidadão Araraquarense

11 de dezembro de 2025

  Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos.   A homenagem foi propo...



Concurso Daae

11 de dezembro de 2025

O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...



Santo Onofrezinho (21/12)

11 de dezembro de 2025

A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...



Vacinação gestantes (11/12)

11 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Mulher Segura (11/12)

11 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!