Notícias



Vinte pacientes aguardam procedimento de reconstrução mamária no SUS em Araraquara

Cirurgia plástica, logo após a retirada de câncer na mama, é direito garantido por lei federal desde 2013; informações foram enviadas pela Prefeitura em resposta a requerimento de Fabi Virgílio (PT)

937


Vinte pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Araraquara aguardam procedimento de reconstrução mamária, cirurgia plástica realizada após a retirada de câncer na mama. A informação foi enviada pela Secretaria Municipal da Saúde em resposta a requerimento da vereadora Fabi Virgílio (PT).

 

A parlamentar destacou que a Lei Federal nº 12.802, de 2013, garantiu que esse direito seja cumprido no SUS de forma imediata, no mesmo ato cirúrgico. Em 2021, o Congresso Nacional também aprovou projeto que insere entre os itens obrigatórios a retirada e substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações ou efeitos adversos; o acompanhamento psicológico de pacientes que passarem por mutilação total ou parcial da mama; e a troca do implante no prazo de 30 dias nos casos de efeitos adversos. O documento se tornou a Lei Federal nº 14.538, sancionada neste ano.

 

Segundo a pasta da Saúde, 20 pacientes aguardam essa cirurgia e foram encaminhadas à Central de Regulação para agendamento em serviço terciário (Santas Casas e hospitais de grande porte).

 

Pandemia

O principal motivo apontado para a demanda represada é a pandemia da Covid-19, que sobrecarregou os hospitais e comprometeu a execução dos procedimentos eletivos. Isso foi agravado, neste ano, pela saída do único cirurgião plástico que prestava esse serviço na rede municipal.

 

Com a saída desse profissional, as pacientes foram encaminhadas para agendamento em serviço terciário. O caso mais antigo é de 2019, ou seja, está aguardando há quatro anos.

 

“Estamos empenhados na regularização com a maior brevidade possível. Inclusive, já realizamos a solicitação de abertura de concurso público visando à reposição de cirurgião plástico”, afirma o coordenador executivo de Assistência Especializada, Misael Henrique Emílio, no ofício endereçado à vereadora.

 

O coordenador informou que, em consulta ao Datasus, foram identificados oito procedimentos de reconstrução de mama nos últimos quatro anos. No Ambulatório de Saúde da Mulher, duas pacientes realizaram a cirurgia com implantação de expansor para posterior colocação da prótese mamária — não foram reconstruções imediatas.

 

Outros dados

Questionada sobre quantas pessoas passaram por mastectomia (retirada cirúrgica da mama) nos últimos quatro anos em Araraquara, a secretaria enviou o número de procedimentos, pois pacientes podem apresentar nódulos bilaterais (nas duas mamas).

 

O documento também reforça que as estatísticas são do Ambulatório de Saúde da Mulher, não abrangendo o total de cirurgias realizadas pelo SUS no município, pois a oncologia da Santa Casa também possui agenda cirúrgica.

 

Foram 49 retiradas parciais da mama (quadrantectomia) e 15 retiradas totais (mastectomia) em 2019; 35 parciais e 13 totais em 2020 (início da pandemia); 62 parciais e 21 totais em 2021; 60 parciais e 19 totais no ano passado, em 2022; e 35 parciais e cinco totais em 2023, até o final de junho.

 

Traumas

No Requerimento nº 453/2023, por meio do qual a vereadora solicitou as informações, Fabi Virgílio destacou que todo o processo de tratamento de câncer, desde o diagnóstico, é bastante traumático, invasivo e desgastante para o paciente e seus familiares.

 

“A mastectomia, parcial ou total, afeta a autoestima da pessoa, muitas vezes já abalada pelo tratamento em si e pelos efeitos colaterais provocados pelas quimioterapias. Os efeitos da mastectomia abalam a relação das pessoas com o próprio corpo e seus relacionamentos afetivos”, declarou a vereadora.


Publicado em: 27 de julho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Simpósio Autismo

16 de abril de 2025

Promovido em parceria com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, o Simpósio “Ampara pela conscientização do autismo” acontecerá no dia 25 de abril, das 7h45 às 12h30 e das...



Agenda Cultural – 16/04

16 de abril de 2025

Vivência A cada conto, um ponto, um corte, uma dobra, um riso, um traço. Mediação de leitura e criação de livros e brincadeiras. “Conta & Cria”, com Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, educador...



Agenda Esportiva – 16/04

16 de abril de 2025

Basquete feminino Pela Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sesi Araraquara enfrenta o Sampaio Basquete na quinta-feira (17), às 19h30, no Castelinho.   A equipe araraquarense é a líder da competi...



Alterações no orçamento da Prefeitura serão votadas na próxima terça-feira (22)

16 de abril de 2025

A próxima Sessão Ordinária ocorrerá na terça-feira (22). Devido ao feriado prolongado da Páscoa e ao Dia de Tiradentes, a publicação da pauta da sessão foi antecipada para esta quarta-feira (16)....



Informações sobre usinas públicas de asfalto a partir de pneus são solicitadas em documento

16 de abril de 2025

Em documento enviado à Prefeitura, o vereador Rafael de Angeli (Republicanos) requisitou informações sobre a criação de usinas públicas municipais para a produção de massa asfáltica utilizando borr...



Audiência Pública na Câmara debaterá políticas de proteção aos animais em Araraquara

16 de abril de 2025

Incluído no Calendário Oficial de Eventos em 2021, para conscientizar a população a respeito da proteção dos animais, o “Abril Laranja” será o tema da Audiência Pública que será realizada no Plenár...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!