235
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, Maria Helena Rolfsen Moda Francisco Barbieri, a Zi Barbieri, recebeu o Prêmio Heleieth Saffioti - Mulher em Destaque em sessão solene realizada na sexta-feira (18) no Plenário da Câmara de Araraquara e conduzida pelo presidente da Câmara Elias Chediek (PMDB). A mesa principal contou ainda com as presenças do prefeito Marcelo Barbieri e da presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos das Mulheres e irmã da homenageada, Regina Chediek. Em seu discurso, Chediek disse que a Câmara se sente honrada com a outorga deste importante título no mês internacional da Mulher. "Araraquara ganhou muito nestes últimos anos com o trabalho da Zi Barbieri, que tem muita disposição e distribui calor humano nas atividades culturais, esportivas e sociais que desenvolve junto aos jovens e idosos”, destacou.
Para Barbieri, o prêmio, que chega à sua quinta edição, é um reconhecimento dos vereadores, da sociedade civil e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres ao trabalho incansável da Zi Barbieri à frente do Fundo Social desde 2009. “Desde a posse em janeiro de 2009, a Zi abraçou a causa do Fundo Social de acolher os mais necessitados, encaminhar os jovens para os cursos profissionalizantes e promover o bem-estar e a saúde dos idosos, fortalecendo a convivência por meio dos Jogos do Idoso”, ressaltou.
Zi falou que a honraria tem um significado especial para ela. “Essa homenagem traz o peso de Heleieth Saffioti, socióloga, professora e feminista incansável na luta pelos direitos das mulheres com apoio de seu companheiro Waldemar Saffioti, por isso este prêmio tem um significado muito especial. Compartilho este honroso prêmio com minha família, funcionários e parceiros do Fundo Social, a irmã Edith, que muito fez pela alfabetização dos adultos e com todas as mulheres que nas grandes e pequenas ações contribuem para o desenvolvimento de nossa sociedade", comnpletou.
A presidente do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos das Mulheres e irmã da homenageada, Regina Chediek, destacou o olhar especial da Zi e do prefeito Marcelo na excelente estrutura no acolhimento as mulheres vítimas de violência e elogiou a trajetória da primeira dama na gestão das causas sociais coroada agora com um prêmio digno que já contemplou a professora Clara Pechmann, a professora Leiko Hanai, a voluntária Márcia Lúcia Gil, a funcionária pública Sílvia Brunetti, nas edições de 2012 a 2015.
Os setores de Comunicação e Som e Imagem da Câmara editaram um vídeo com depoimentos como o da primeira-dama do Estado Lu Alckmin, a empresária Alaíde Quércia, o diretor do Senai Paulo Sassi, a conselheira do Fundo Social Eda Lombardi; a mãe da homenageada, Lourdes Moda Francisco, a funcionária municipal Elenice Mazola, além das amigas Martha Haddad, Stela Barbieri e Sílvia Bassi, entre outras pessoas, que testemunharam a lealdade e a persistência de Zi Barbieri no desafio diário de lutar por uma cidade com justiça, educação, saúde e bem estar social das famílias.
Participaram do evento os vereadores Gerson da Farmácia (PMDB), Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB) e Geani Trevisóli (Democratas), o vice-prefeito Coca Ferraz, a vice-presidente do Fundo Social Célia Ferraz, secretários municipais, o artista plástico Ernesto Lia, além de parentes e convidados.
Comentários
Adicione seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.