408
Em reunião com o coordenador de Mobilidade Urbana, em 11 de outubro de 2018, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) discutiu a possibilidade de um projeto de lei que criasse bolsões para motos em vias com sinalização semafórica e grande fluxo de veículos. O objetivo era diminuir o número de acidentes envolvendo motos no município.
“Os bolsões consistem em um espaço reservado para motos à frente dos outros veículos, a fim de que os motociclistas aguardem até a abertura do sinal e larguem antes dos automóveis. Essa sinalização já é utilizada em grandes cidades, como São Paulo e Porto Alegre. Esperamos que, com essa novidade, os motociclistas tenham mais visão e o seu espaço respeitado, evitando atropelamentos e colisões”, explicou o parlamentar.
Na ocasião, o coordenador aprovou a iniciativa. “Vamos realizar um estudo para verificar as regiões nas quais a geometria viária permite a modificação e iniciaremos os trabalhos. É uma ótima ideia para reduzir os acidentes envolvendo motociclistas.”
Após a consulta com retorno positivo, o vereador fez a Indicação nº 4.215/2018, encaminhada ao Executivo no dia 28 de outubro de 2018. No documento, Gerson pede para que sejam estabelecidos bolsões de proteção para motocicletas nas vias providas de semáforo.
O parlamentar solicitou, ainda, o atendimento da indicação com urgência, detalhando que “os bolsões de proteção serão implantados basicamente em vias com circulação considerável de motocicletas e conflito veicular, devendo ser observadas a segurança viária e a análise técnica do órgão responsável e implantada nas vias que têm condições geométricas para tanto”.
Na quarta-feira (3), Gerson pôde ver seu pedido atendido. A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, iniciou a implantação da faixa de parada exclusiva para motos nos semáforos das principais ruas da cidade. Os primeiros locais a receberem as faixas exclusivas foram a Avenida Padre José de Anchieta e a Rua Nove de Julho (Rua 2). Nos próximos dias, também receberão a nova sinalização a Rua São Bento (Rua 3) e a Avenida Bento de Abreu.
“É notório o aumento da frota de motocicletas no território nacional e, em especial, na cidade de Araraquara. Assim, novas políticas devem ser elaboradas visando não só a melhoria do trânsito no município, mas também a segurança de seus usuários, disciplinando e buscando reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas. Agradeço ao setor de Mobilidade Urbana por atender mais esse pedido”, finaliza o vereador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Os impactos e benefícios da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP), que prevê o fim da escala 6x1 (com um dia de descanso para cada seis trab...
Oficina Nesta sexta-feira (22), às 18h30, dentro da programação “Novembro Negro 2024 - Por uma Araraquara Antirracista”, acontece a Oficina de Poesia “Vozes Femininas e o Poder da Palavra” na Casa...
Futebol de base Pelo Campeonato Paulista, no domingo (24), às 15h30, o sub-12 da Ferroviária tem pela frente o Palmeiras, em Guarulhos-SP, na fase de quartas de final. Na primeira partida, vitória...
No início de novembro, o vereador Carlão do Joia (MDB) enviou ao Executivo uma indicação pedindo a limpeza da área próxima ao Posto de Saúde do Yolanda Ópice, usada irregularmente pela população pa...
A vaga de estacionamento reservada para pessoas com deficiência localizada em frente à Escola Estadual “Florestano Libutti”, encontra-se desgastada e de difícil visualização, conforme constatado pe...
A fim de fiscalizar o andamento dos programas habitacionais desenvolvidos pelo município, o vereador Alcindo Sabino (PT) e a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminharam o Requerimento nº 815/2024 à P...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.