554
No dia 27 de março, é celebrado o Dia do Circo. A data inspirou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação, que ocorreu na sexta-feira (26) à noite, de forma virtual, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da TV Câmara Municipal de Araraquara. O ato é fruto da Comissão Especial de Estudos (CEE), que tem a vereadora Fabi Virgílio (PT) como presidenta, ao lado dos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB) e Filipa Brunelli (PT).
Segundo Fabi, a frente terá como fio condutor duas ações mensais: uma de formação e emancipação cidadã e outra para ações efetivas viabilizadas por meio dos mandatos parlamentares. “Utilizaremos instrumentos, como projetos de lei, requerimentos de informação, programas e o que mais tiver ao nosso alcance para pensar e construir junto com a sociedade”, anunciou.
Frei Betto
Convidado de honra, o escritor Frei Betto parabenizou a iniciativa e recomendou: “Se vocês estão formando esta frente, espero que ela chegue à ponta e realmente ajude setores populares para que tenham memória de sua história, porque a memória é nosso fator de identidade”. Por fim, o frade dominicano reiterou a importância de acabar com a ideia que cultura é apenas aquilo que tenha êxito: “Todo mundo tem cultura, não existe quem tem mais ou menos cultura, as culturas são diferentes e complementares e isso é fundamental para recuperar a autoestima do povo”. Frei Betto é Adepto da Teologia da Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, e foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.
Para a deputada estadual Márcia Lia (PT), este tipo de evento “nos faz acreditar que é possível lutar por um mundo melhor, é possível lutar para devolver ao povo brasileiro a democracia, devolver a sua soberania, a sua autoconfiança de que dias melhores virão e que teremos força, coragem e resistência para enfrentar.”
Na opinião do vereador Guilherme Bianco, o lançamento é um marco para a Câmara Municipal de Araraquara. “Esta frente vem dizer sim à escola pública, ao Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), à democratização e universalização do ensino público gratuito e de qualidade, é dizer sim à democracia, é falar que a Câmara tem um profundo compromisso com as pautas do nosso povo”, afirmou.
O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, ressaltou que, além da retomada da base, é preciso mudar a forma de comunicação para que mais pessoas sejam envolvidas. “Precisamos compreender que, muitas vezes, as pessoas estão em realidades distintas da nossa, estão vivendo a vida com toda a pressão que o capitalismo impõe”, pontuou.
Pensamento semelhante foi compartilhado pela secretária municipal de Educação, Clélia Mara: “Este entrelaçamento de cultura e educação é vital para a libertação do nosso povo, é vital para construção de identidades de um povo que pensa a partir de si mesmo”. Para a titular da pasta de Cultura, Teresa Telarolli, a Frente tem uma missão ambiciosa e representa um marco na história da cidade. “Vai ter um antes e vai ter um depois em Araraquara. Continuaremos sendo resistência. Não vamos permitir que vença o esquecimento, a violência, a opressão”.
O evento contou ainda com diversos artistas e representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal.
Sobre a Frente Parlamentar
Conforme disposto na resolução que instituiu a CEE, entre as principais atribuições da frente estão o apoio às secretarias municipais de Cultura e de Educação, com vistas à reestruturação administrativa, ampliação do quadro funcional e fortalecimento político; proposição de medidas para ampliação do orçamento destinado às referidas secretarias; aprimoramento e apoio ao Fundo Municipal de Cultura; estudo e debate da legislação voltada à consolidação e à ampliação da política cultural e educacional do município; e a atualização da legislação referente aos conselhos municipais de Cultura e da Educação.
A seguir, a íntegra da transmissão:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Lançada há três anos em Araraquara, a campanha “Luto Contra as Violências” é o tema da Audiência Pública que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (25), a partir das 18h30, co...
A Corrida de Santo Onofrezinho para crianças e jovens, de 4 a 17 anos, será realizada no dia 7 de dezembro (sábado), com largada a partir das 8h30, na Pista de Atletismo Armando Garlippe, no São Ge...
A Semana de Poesia José Roberto Telarolli contará com duas oficinas. A escritora Dani Raphael é a convidada da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart para ministrar as atividades gratuitas. Na s...
Uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (18), apresentou as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos para as pessoas com deficiência em A...
Projetos com ajuda financeira a entidades de assistência social do município, orçamento de 2025, regulamentação das cavalgadas, recursos para a saúde e outras propostas foram aprovados pelos veread...
A Prefeitura está alertando a população sobre tentativas de golpe em empresas do município, pela Internet, envolvendo pessoas que se identificam como funcionários do Departamento de Licenciamento U...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.