Notícias



Benchetrit: cidadão de Araraquara e do mundo



847


O saguão do Hotel Municipal foi o local escolhido para mais uma homenagem a um araraquarense de coração na sexta-feira (24), quando o engenheiro Jacques Benchetrit, ao lado da esposa, Ariane Siebert, recebeu o Título de Cidadão Araraquarense em uma Sessão Solene marcada pela emoção.

A homenagem foi organizada pela Câmara Municipal por indicação da vereadora Juliana Damus (PP), que falou sobre o escolhido. “Aqui, ele construiu uma família linda. Junto com sua esposa, fez muito também no campo social. O calor humano que encontraram em Araraquara foi tanto que resolveram ficar. É um homem à frente de sua época”, afirmou.

Quem conduziu o evento, representando o presidente do Legislativo, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), foi o vereador Elias Chediek (PMDB), destacando que “a importância dele para a cidade é muito grande. Se hoje Araraquara é referência mundial em indústrias de suco de laranja, é por causa do trabalho do Jacques. Ele deixou a marca do seu trabalho em muitas cidades do Brasil. Podemos garantir que é merecedor desse título”.

O mais novo cidadão araraquarense é um cidadão do mundo. Jacques Benchetrit nasceu em 1930, no Marrocos, mais especificamente em Casablanca, a cidade que foi cenário do famoso filme de 1942, estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Filho de pai francês, Charles, e mãe venezuelana, Leonor, Jaques cresceu na França, onde se formou em engenharia eletrotécnica. Começou a carreira trabalhando em empresas francesas antes de se mudar para a Venezuela e montar um escritório de engenharia, com o qual construiu várias fábricas.

Benchetrit chegou ao Brasil em janeiro de 1963, contratado para projetar e montar a primeira indústria de suco de laranja concentrado e congelado do país. Depois de visitar várias cidades do interior de São Paulo, decidiu-se por Araraquara. Com a construção da Suconasa, nasceu também uma grande paixão pela nossa cidade. Pouco depois, sua esposa, Ariane Siebert, deixou Caracas para unir-se a ele na Morada do Sol. Jacques e Ariane logo fizeram grandes amizades. A acolhida dos araraquarenses conquistou o casal, que decidiu fixar residência na cidade, onde vive há mais de 50 anos.

O engenheiro retribuiu o carinho araraquarense com muito trabalho. Com Nelson Barbieri, construiu várias fábricas, como a FMC, a Gumaco e outras produtoras de equipamentos para a produção de suco de laranja. Foi um dos fundadores do Fundecitrus, cuja sede ajudou a trazer para Araraquara. Além disso, fez parte do Rotary Club e, ao lado de sua esposa, sempre colaborou com obras sociais na cidade. Engenheiro apaixonado por vinhos, é também proprietário da Fazenda Rancho Rey, antiga referência na produção de citros, atualmente produtora de cana-de-açúcar. “Quando chegamos a Araraquara, ficamos aqui no Hotel Municipal, por isso fiz tanta questão do evento neste local. Vim para montar a fábrica e partir, ficar apenas por quatro meses. Mas resolvemos ficar e esses meses viraram mais de 50 anos. O carinho que sempre recebemos nos mostrou que aqui era o local para ficarmos. Agradeço a todos pela presença!”, finalizou o novo cidadão araraquarense.

Estiveram presentes também o vereador Lucas Grecco (PSB), o deputado estadual Roberto Massafera, o vice-prefeito Damiano Barbiero Neto (PP), representando o prefeito Edinho Silva (PT), o ex-prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, o provedor do Hospital Santa Casa de Araraquara, Dr. Valter Curi Rodrigues, o gerente-geral da Fundecitrus, Antônio Juliano Ayres, e Fernando Passos, representando a Universidade de Araraquara (Uniara).

Entre os amigos e familiares estavam Maria Ruth Barbieri, os cunhados Verônica (irmã de Ariane) e o marido Oswaldo, e a sobrinha-neta Catherine.


Publicado em: 25 de fevereiro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Chamada Pública Pmais

01 de julho de 2025

A Prefeitura lançou o edital de Chamada Pública nº 001/2025 do Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (Pmais), que vai adquirir alimentos da agricultura familiar para famílias em sit...



Recolhimento de embalagens

01 de julho de 2025

Na terça-feira (8), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento realizará o recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Assentamento Bela Vista do Chibarro, das...



Câmara abre inscrições para Sessão Cidadã de julho

01 de julho de 2025

A Sessão Cidadã de julho acontece no dia 31, às 15 horas, no Plenário da Câmara. A iniciativa, prevista nos artigos 185-A a 185-F do Regimento Interno, permite que cidadãos araraquarenses apresente...



Documento sugere criação de espaço público para caminhadas no Jardim Santa Thereza

01 de julho de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) apresentou uma indicação solicitando à Prefeitura a realização de estudos técnicos e a adoção de medidas concretas para a implantação de um espaço público destinado...



Nipo Araraquara recebe homenagem da Câmara Municipal

30 de junho de 2025

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Araraquara recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Araraquara na noite da sexta-feira (27) na sede de campo da entidade. A h...



Uso de celulares corporativos para agentes de saúde e combate a endemias é indicado à Prefeitura

30 de junho de 2025

O vereador Coronel Prado (Novo) protocolou uma indicação à Prefeitura solicitando a aquisição de aparelhos celulares corporativos para uso dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e dos agentes de...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!