2305
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou em Araraquara nesta sexta-feira, dia 25, mais uma etapa da 26ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. O objetivo foi a apresentação de painéis sobre o novo modelo de fiscalização do Tribunal de Contas, orientações sobre a nova Lei de Licitações (Lei 14.133 de 2021), Terceiro Setor e LGPD-Lei Geral de Proteção de Dados.
A etapa de Araraquara foi realizada no Centro de Convenções “Nelson Barbieri” e reuniu prefeitos, presidentes de Câmara Municipais e vereadores, além de servidores de diversos setores das Prefeituras e das Câmaras de 63 municípios, envolvendo uma população de quase 2,8 milhões de habitantes e um orçamento municipal somado de mais de R$ 11 bilhões.
Em sua fala, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB), lembrou que durante a pandemia, as Câmaras, as Prefeituras e os serviços públicos não puderam parar. “A população precisa dos serviços públicos. Durante a pandemia se mostrou muito importante a construção de diálogos com as demais esferas públicas, buscando soluções para as dificuldades da administração e da população”, apontou, afirmando ainda que é preciso renovar o conhecimento dos servidores que exercem o papel de controle das contas públicas. “A capacitação dos servidores aqui presentes é necessária para que haja controle com responsabilidade. Isso reforça a independência e a harmonia entre os poderes”, concluiu Boi.
O prefeito Edinho Silva (PT) falou sobre a condução do TCE no controle para a boa gestão dos recursos públicos durante a pandemia. “A postura do tribunal tem garantido que neste momento difícil a legislação seja cumprida, mas reconhecendo que o município é o ente mais sacrificado, penalizado com a arrecadação dos tributos. O tribunal de contas criou as condições para que os gestores possam garantir as políticas públicas necessárias para o momento, sempre dentro da legislação”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Contas, o Conselheiro Dimas Ramalho, falou que a pandemia alterou o funcionamento do tribunal de contas e que o encontro de Araraquara tinha o sentido de retomada, já que quase mil pessoas estavam presentes no recinto. “Quando veio forte a pandemia, quem a enfrentou foram o poder público, a ciência e os serviços públicos. A transformação ocorre pela política. Então, é preciso plantar bons projetos para colher boa administração. E neste ano ainda é preciso considerar que teremos eleições. Então, é preciso mais cuidado ainda com os gastos públicos”, ponderou o presidente.
Antes de Araraquara, o evento já havia ocorrido em Ribeirão Preto. Na sequência o ciclo e debates será realizado nas cidades de Sorocaba, Campinas, Presidente Prudente, Bauru, São José dos Campos, Araçatuba, São José do Rio Preto e Santos.
Estiveram presentes as vereadoras Thainara Faria (PT) e Fabi Virgílio (PT) e o vereador Edson Hel (Cidadania). Compuseram ainda a mesa de abertura do ciclo a deputada estadual Márcia Lia (PT), o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, João Baptista Galhardo Júnior, o promotor de Justiça de Araraquara, Herivelto De Almeida, o ex-deputado estadual, Roberto Massafera, o procurador do TCESP, Thiago Pinheiro Lima, do auditor substitutivo de conselheiro do TCESP, Josué Romero, do secretário diretor geral do TCESP, Sérgio Rossi, do procurador geral do Estado - Seccional Araraquara, Alexandre Ferrari Vidotti, da coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Edna Sandra Martins, do presidente da OAB Araraquara, Felipe Oliveira, e do vice-presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Walcinyr Bragato.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na 33ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de terça-feira (16), um veto e 10 projetos foram discutidos e aprovados pela Câmara de Araraquara. Com um voto favorável, oito contrários e sete abst...
A criação de políticas públicas para promoção de melhorias na qualidade de vida da população idosa foi o tema da Audiência Pública que aconteceu no Plenário da Câmara na tarde de segunda-feira (15)...
Os vereadores apresentaram dez emendas ao Plano Plurianual (PPA) do Município de Araraquara para o período de 2026 a 2029. O prazo para que os legisladores sugerissem modificações terminou na últim...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara oferece 16 vagas para diversas áreas, incluindo auxiliar administrativo PCD (1), faxineira para padaria (1), inspetor de qualidade para equ...
As atividades da FliSolzinha dessa semana acontecem na Biblioteca Municipal e no Sesc. Destinada às crianças da rede pública municipal, a iniciativa busca aproximar crianças e livros e faz parte da...
O Procon-SP, em parceria com a Anatel, iniciou um monitoramento de 90 dias para identificar a origem das ligações abusivas de telemarketing. Ao final do período de 90 dias de monitoramento, o Proco...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.