Publicado por: CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA
553
 Um tema bastante relevante foi abordado por Silvani da Silva, credenciada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Araraquara, na Tribuna Popular da Câmara Municipal, nesta terça-feira (17): a 1ª Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – “Mude o futuro da migração. Investir na Segurança Alimentar e no Desenvolvimento Rural”.
Esse é um assunto que vem sendo debatido em nível mundial através da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), pois em pleno século XXI, milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar.
“Precisamos pensar essa questão com relação ao meio rural. Se não tivermos como alvos a agricultura e o trabalhador da terra, estaremos comprometendo a alimentação em todos os níveis”, disse Silvani, garantindo que “os gestores devem ter a consciência de evitar o êxodo rural e garantir o desenvolvimento no campo”.
De acordo com relatório de informações sociais do Cadastro Único de Araraquara, de julho de 2017, 32.983 pessoas têm renda per capita de até meio salário mínimo e são consideradas de baixa renda. Cerca de 14% da população se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social.
Segundo Silvani, “para minimizar esse cenário adverso, o município vem desenvolvendo uma importante política de segurança alimentar, cujos objetivos são: evitar o desperdício de alimentos, captando e distribuindo para a população das entidades sociais, de forma a diminuir o risco nutricional; realizar o pré-processamento de alimento com vista ao reaproveitamento e abastecimento das entidades; produzir e distribuir regularmente o leite de soja, com prioridade às pessoas com intolerância a lactose e com alergia a proteína do leite de vaca; implantar o cartão de assistência alimentar, que será distribuído para famílias em vulnerabilidade social para a compra dos alimentos; programa Refeição Emergencial, realizada nos dois restaurantes populares”.
Falou ainda, sobre as mais de 30 mil toneladas de alimentos doadas pelo Banco de Alimento, somente até o mês de junho e de outras iniciativas voltadas àqueles que mais precisam.
Estão sendo realizados cursos, treinamentos, oficinas culinárias temáticas, palestras, encontros, além de receitas de preparo de alimentos para geração de trabalho e renda. “Essas são as atividades que estamos oferecendo para que Araraquara, como vimos ontem, não seja um lugar onde se fala, por exemplo, em ração humana. Aqui nossa preocupação é com alimentos e de onde vem os alimentos”, ressaltou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Na quarta-feira (5), a partir das 14h30, o secretário municipal da Educação, Fernando Diana, participa da 13ª Sessão Extraordinária para prestar esclarecimentos sobre o fechamento do ensino integra...
A Câmara Municipal agendou duas Sessões Extraordinárias para debate e votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A primeira votação está marcada para esta terça-feira (4), às 18...
O curso presencial e gratuito “Planejamento, gestão e execução de projetos culturais” está com inscrições abertas. A atividade será ministrada por Amanda Alves Prado, e acontecerá no dia 5 de novem...
A 2ª Semana do Maracatu acontecerá de 7 a 9 de novembro, reunindo mestres, mestras, grupos e artistas de várias partes do país. Durante três dias, haverá oficinas, rodas de conversa, apresentações...
A obrigatoriedade da instalação de lombofaixas em frente a escolas de Araraquara e outros três projetos estão na pauta da 40ª Sessão Ordinária. O encontro dos vereadores está marcado para as 15 hor...
Com o objetivo de obter informações sobre o fluxo de encaminhamentos realizados nas unidades de urgência, a vereadora Maria Paula (PT) apresentou o Requerimento nº 1544/2025, por meio do qual solic...
        
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.