Notícias



Vereadora debate condição de vida das mulheres de Araraquara

Gabriela Palombo, líder da bancada do PT, participou de seminário promovido pela Unesp

216


A vereadora Gabriela Palombo (PT) participou na manhã de terça-feira (11) do seminário “A condição e a qualidade de vida da mulher em Araraquara”, realizado na Unesp. Gabriela, que é presidente da Frente Parlamentar de Mulheres da Câmara, representou o Poder Legislativo no evento.

Gabriela apresentou “O Perfil da Mulher Araraquarense”, pesquisa realizada pela Câmara Municipal em 2012, que mostra estatisticamente questões relacionadas à violência, saúde, mercado de trabalho, renda e consumo, e lazer das mulheres araraquarenses.

De acordo com ela, “a pesquisa é muito importante porque evidencia os principais desafios que o poder público de Araraquara deve enfrentar para melhorar a qualidade de vida das mulheres na cidade”.

 

Educação

A parlamentar chamou a atenção para a baixa escolarização das mulheres na cidade, 25% têm apenas o ensino fundamental em detrimento a 6% que concluíram o ensino superior.

Para Gabriela, a baixa escolaridade se reflete diretamente no tipo de ocupação dessas mulheres no mercado de trabalho, pois dos 40% das que afirmaram trabalhar fora, a grande maioria está empregada como doméstica ou atividade semelhante que implica em condições precárias e baixa remuneração.

A vereadora frisou ainda o alto desconhecimento dos órgãos de defesa e proteção às mulheres vítimas de violência na cidade. “51% das entrevistadas nunca ouviu falar de nenhum desses serviços e entre as que já ouviram, a maioria absoluta cita apenas a Delegacia da Mulher”, relatou.

 

Proteção

O Centro de Referência das Mulheres é conhecido apenas por 5% das mulheres e a Defensoria Pública sequer foi citada. Ainda sobre os serviços públicos voltados à proteção das mulheres, Gabriela ressaltou que “as mulheres afirmam que, entre as que usaram algum tipo de serviço da rede de atendimento, a maioria não aprova pela falta de confiança ou ineficiência do órgão”.

Na opinião da presidente da Frente Parlamentar, “essa é uma triste realidade, pois reflete que a rede de atendimento às mulheres em Araraquara é ineficiente e distante do cotidiano das mulheres, sobretudo das que mais precisam”.

Gabriela alertou ainda para duas situações que considera desafios importantes a serem superados pelo público. No que se refere à saúde, das 70% de mulheres que afirmam usar o SUS, 35% não realizam nenhum exame preventivo como Papanicolau ou Mamografia. E no que se refere à participação, apenas 17% das mulheres afirmaram participar de algum espaço de decisão política, sendo o Orçamento Participativo o principal mecanismo de participação apontado.

Participaram do evento os professores doutores da Unesp Rafael Alves Orsi e José Reis dos Santos Filho; Geani Trevisolli, representando o Centro de Referência da Mulher; Regina Chediek, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Diretos da Mulher; Meirilene de Castro, Delegada de Defesa da Mulher de Araraquara; e, Tatiana Machado da Silva, do movimento pela humanização do parto de Araraquara.

 

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site www.camara.arq.sp.gov.br/ImageBank/FCKEditor/file/Diversos/PaulistaJunior2012.pdf


Publicado em: 13 de março de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Parcerias com setor privado devem aumentar oferta de modalidades esportivas na cidade

04 de julho de 2025

A Prefeitura confirmou interesse em estabelecer parcerias com empresas privadas para ampliar a oferta de atividades esportivas para a população de Araraquara. A informação foi divulgada pela Secret...



Documentos apontam necessidade de melhorias estruturais e em equipamentos da USF Maria Luiza

04 de julho de 2025

O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), protocolou seis indicações, apresentando à Prefeitura a necessidade de realização de melhorias de infraestrutura e acessi...



Creas Girassóis atendeu mais de 300 crianças vítimas de abuso sexual no primeiro semestre deste ano

04 de julho de 2025

Nos últimos seis meses, 308 crianças vítimas de abuso sexual foram atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Araraquara. A informação foi obtida a partir de...



Reforma do NGA-3 aguarda adequações em projeto de ventilação

04 de julho de 2025

Não há previsão para finalização das obras na sede do Núcleo de Gestão Ambulatorial “Dr. Francisco Logatti”, o NGA-3, e do Ambulatório Trans. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Obra...



Indicações solicitam profissionais de segurança para escolas e unidades de saúde

04 de julho de 2025

As Indicações 2999 e 2944/2025 pedem que a Prefeitura reforce a segurança em serviços públicos de educação e saúde. A primeira, de autoria do vereador Paulo Landim (PT), solicita guarda para escola...



Programa de zeladoria e manutenção de praças é sugerido para Vila Xavier

04 de julho de 2025

O vereador Michel Kary (PL) encaminhou à Prefeitura uma indicação sugerindo estudos e planejamento para a implementação de um Programa Municipal Emergencial de Zeladoria e Manutenção de Praças da V...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!